terça-feira, 4 de setembro de 2012

Os 70 anos da carioca Confeitaria Kurt

Uma das confeitarias mais tradicionais do Rio mantém a tradição, mas coloca leite condensado no cardápio
Na comemoração do aniversário de Tônia Carrero, em agosto, as tortas de damasco, gâteau e brigadeiro da Confeitaria Kurt, no Leblon, eram convidadas de honra. Para Tônia e a confeitaria, o ano de 2012 é especial. Enquanto a atriz fez 90 anos, a Kurt, um pouco mais jovem, apagou as velinhas de seus 70 mantendo o título de uma das confeitarias mais respeitadas do Rio.

Fundada em 1942 pelo alemão Kurt Deichmann, a loja atualmente é comandada por Evelyn Deichmann, sobrinha do fundador. Os clientes juram que a qualidade continua exatamente igual, mesmo com algumas mudanças implementadas por Evelyn. Kurt abominava o leite condensado, mas a sobrinha, há pouco tempo, colocou o ingrediente numa receita:
A Julia (atriz Julia Lemmertz) pediu que fizéssemos uma torta de brigadeiro para ela. Abri uma exceção, porque brigadeiro é brasileiro, e nós trabalhamos com doces alemães. Ela adorou o resultado, aí veio outro pedir, mais outro, e eu fui obrigada a colocar no cardápio.

Além do doce brasileiro, algumas receitas francesas também tem colorido a vitrine do Kurt. Os macarons, por exemplo, apareceram em julho, num cardápio especial em homenagem à França, e não sairam mais.
Macarons estão na moda. Não temos como fugir, as pessoas procuram — diz Alan Geller, filho de Evelyn e um dos administradores do Kurt.

O lugar trocou de endereço apenas uma vez nesses 70 anos. A loja da Rua Ataulfo de Paiva se mudou, em 1989, para a Rua General Urquiza. E lá pretende ficar, pequenina e discreta. Para Evelyn, expansão não combina com qualidade:
Não temos nenhum plano de abrir franquias ou vender nossa produção para outras lojas. Aqui, se eu não acho que um morango está apresentável, eu mesma tiro da vitrine. Se eu abrir várias lojas, como vou fazer isso?

O plano que realmente interessa agora não é de comer, e sim, de ler. Há cerca de dois meses, Evelyn e Alan imprimiram panfletos com a foto do fundador e os seguintes dizeres:

 “O Kurt faz parte de suas boas lembranças? Ajude a construir a memória dos 70 anos“. 

A ideia é estimular os clientes a colocaram no papel (ou melhor, no email) os relatos e compilá-los num livro comemorativo.
- Outro dia chegou uma senhora aqui contando a história de uma parente que, por alguma doença, estava perdendo a memória. Mas ao comer a torta de damasco do Kurt, lembrou que, quando mais nova, o doce estava sempre presente em seus aniversários - conta Alan. - E esse tipo de relato que a gente quer documentar.

A torta que trouxe à tona memórias agradáveis para a senhora doente é a mais pedida na confeitaria. O doce já apareceu em diversas novelas e é figurinha fácil nos aniversários mais badalados da cidade, o que impede Evelyn de fazer qualquer mudança.
- Já quis mudar o desenho da torta e, na mesma época, ela apareceu numa novela. As pessoas reconheceram no ato e só pediam a torta que viram na televisão. Isso atrapalhou meus planos - ela ri.
Para a nossa sorte, o doce continua o mesmo e Evelyn ainda dividiu com a gente os passos para (tentar) fazer essa delícia em casa.

TORTA DE DAMASCO





INGREDIENTES:
Massa:
5 ovos
100 gramas de açúcar
100 gramas de farinha de trigo
20 gramas de manteiga
Recheio :
-Geléia de Damasco:
200 gramas de damasco seco
200 gramas de açúcar
500 ml de água
Creme de Chantili:
700 gramas de creme de leite
100 gramas de açúcar
Calda:
200 ml de água
100 gramas de açúcar
55 ml de licor de apricot

MODO DE FAZER:

Massa: bata os ovos com açúcar até firmar. Aos poucos, junte com a farinha de trigo e, por último, com a manteiga derretida. Leve a massa ao forno na temperatura de 170º, em uma forma de 25 cm, forrada com papel manteiga. Asse de 10 a 15 min e deixe esfriar.
Geléia de Damasco: Cozinhe o damasco com o açúcar e a água até ficar macio, depois bata no liquidificador.
Creme de chantili: na batedeira, coloque o creme de leite, açúcar, e bata até ficar com consistência firme.


(Fonte: O GLOBO Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!