sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Rio 450...1


O Rio de Janeiro de 1965, no IV Centenário
 




A cidade em 1965 tinha cerca de quatro milhões de habitantes. Hoje, a população já passa dos 6,4 milhões, segundo estimativa de 2014 do IBGE.

Eram 570 praças e largos. Hoje, são 2.020, de acordo com balanço do Instituto Pereira Passos (IPP). Nas ruas, os bondes cediam espaço aos ônibus. Além disso, a cidade se expandiu, principalmente em direção à Zona Oeste, onde Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes se consolidaram como novos bairros da classe média.

O Rio tinha passado pelo trauma de ter perdido o status de capital do país, em 1960. O Rio era então o Estado da Guanabara.

Também houve transformações na maneira de vestir dos cariocas. No Rio de Janeiro de 1965 a moda vai a reboque dos novos papéis da mulher na sociedade, com sua inserção no ensino superior e no mercado de trabalho.

A moda da época é exemplar, ao propor um desnudamento do corpo feminino e um relaxamento da moda masculina, com o uso de cores variadas, estampas, tecidos fluidos, cabelos longos. Chega por fim ao estilo chamado unissex, no qual homens e mulheres se vestiam praticamente de forma igual. No Rio do IV Centenário, as jovens encurtavam as saias cada vez mais nas universidades - as mínis, no entanto, só chegaram com força pouco tempo depois. Foi na mesma época que se tornou comum o uso de calças, em especial os jeans importados.



 

O concurso de Miss Guanabara tinha uma passarela reproduzindo o símbolo do IV Centenário.


Revista Manchete de 3/7/1965


A jovem Maria Raquel Helena de Andrade, Miss Botafogo - hoje a socialite Maria Raquel de Carvalho  -  foi eleita Miss Guanabara 1965 e, também, a Miss Brasil de 1965.








As praias da Zona Sul, como Copacabana, Ipanema e Arpoador, as boates e os bares da cidade eram alguns espaços privilegiados para a exposição do corpo, para a exibição dos novos modelos de vestimenta que vinham da Europa e dos Estados Unidos. Isso reforçava o cosmopolitismo do Rio, ampliando o seu protagonismo na difusão de tendências comportamentais

A praia preferida da população no IV Centenário era a de Copacabana, com uma avenida Atlântica estreita, sem calçadão central. 


A trilha sonora da época do IV Centenário incluía alguns temas hoje grandes clássicos da bossa nova

e ...

...o Campeão Carioca de Futebol de 1965 foi o Flamengo, com 10 vitórias em 14 jogos.

FLAMENGO CAMPEÃO CARIOCA DE 1965 
 O Timaço,
da esquerda para a direita:

Waldomiro, Ditão, Jaime, Silva, Nelsinho, Neves, Carlinhos, Almir,
Paulo Henrique, Rodrigues e Murilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!