quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Hotel do Corcovado, no Rio de Janeiro

Postal que mostra o Hotel do Corcovado

1907

Hotel do Corcovado: Rio de Janeiro, 1907:

O Hotel do Corcovado também é/era conhecido como Hotel das Paineiras e permaneceu abandonado por muito tempo. Em 2009 foi aprovado projeto para sua revitalização, que  estão sendo concluídas.


VERSO DO CARTÃO POSTAL



O destinatário do postal, Camille Mendigal, trabalhava - como consta no endereçamento -  no cinema Pathé, em Paris. 
 



O Hotel das Paineiras, inaugurado em 1884, tem sua história marcada não só pelas sucessivas tentativas de revitalização, mas também pelos hóspedes famosos, como políticos e craques do futebol. Sua inauguração contou com a presença de D. Pedro II.  
Décadas depois, hospedou presidentes brasileiros como Washington Luís e Café Filho. Além deles, Getulio Vargas, para fugir das altas temperaturas do verão carioca, realizava reuniões com seus ministros no local, situado a 465 metros acima do nível do mar. 
Mitos do futebol brasileiro também frequentaram os seus salões. Em 1962, Pelé costumava jogar damas com Didi durante a concentração da seleção brasileira que conquistaria o bicampeonato mundial, no Chile. Fotos históricas gravaram imagens do Rei e do criador da “folha seca" em frente ao tabuleiro, observados pelo goleiro Gilmar e pelo eterno capitão Bellini. A tradição permaneceu e as seleções das Copas de 70, que conquistaria o tri no México, e 74 se concentraram no antigo hotel, assim como os times do Botafogo, do Vasco e do Fluminense. 
Pequenos escândalos também não faltaram, como o da estada da atriz francesa Sarah Bernhardt, praticamente expulsa do hotel por conta de seu comportamento excêntrico. Dizem as más línguas que ela andava quase nua pelos corredores e costumava entrar nos banheiros masculinos.  
O hotel fechou em 1982.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!