domingo, 29 de setembro de 2013

A moda carioca de 1973

Setembro é tempo de lançamentos de moda.

A primavera de 1973, há 40 anos atrás,trazia a moda elegante para os pés masculinos.
Mocassins, vernizes, gáspeas altas, ferragens em detalhes, sapatênis , bi-colores e a tendência de um pouco de salto!

Assim eram os lançamentos da Bibba Man e da Elle et Lui.



quinta-feira, 26 de setembro de 2013

CADEG, o Mercado Municipal do Rio


Enquanto a maioria da cidade ainda está dormindo, Benfica, na Zona Norte da cidade, se transforma em uma verdadeira reunião de cores, cheiros e cenas.

Lá está a famosa Cadeg - Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara. O mercadão serve aos chefs, hoteleiros, floristas e todos aqueles que buscam um bom negócio. 

A Praça VX no inicio do século XVII era conhecida como Terreiro do Ò, devido a proximidades com a capela de Nossa Senhora do Ò.  Mais Tarde virou o Largo do Paço, porque nele estava localizada a casa que foi o Paço dos Imperiais, assim que a Coroa transferiu-se para o Brasil. Com a Proclamação da República, em 1889 passou a ser a Praça Quinze de Novembro. Neste Local estava situado o antigo porto do Rio de Janeiro, onde os comerciantes se concentravam. Em 1825 iniciou-se a construção de um Mercado Municipal que só foi finalizada em 1841. Trata-se do Mercado da Candelária situado onde hoje ficam o Centro Cultural dos Correios e a Casa França Brasil.

Com Pereira Passos no comando da prefeitura (1902-1906), iniciou-se uma série de mudanças na cidade. Inspirado na Bella Epóque francesa, o prefeito realizou reformas na cidade, demolindo prédios, cortiços, abrindo novas avenidas como a avenida Rio Branco e a avenida Beira Mar. Uma de suas medias foi a construção de um novo centro de abastecimento e com isso, o antigo Mercado Municipal foi derrubado.

Através de uma associação, os comerciantes optaram pela construção de um novo prédio, sem apoio do governo. Adquiriram o terreno que pertencia à uma antiga fábri­ca de cigarros,  de 100 000 metros quadrados, na Rua Capitão Félix n° 110. A construção iniciou-se em 1957, e as obras foram finalizadas apenas em 1962. Visando centralizar a bagunça da distribuição de produtos direto da fonte.

Cadeg na Praça XV


 Cadeg, em Benfica

Hoje, a partir das duas da matina, já começam a chegar vários caminhões, todos lotados de frutas, legumes, verduras, plantas e flores de todo tipo e com sucesso total de venda diária, a preços que realmente não se encontra em nenhum outro lugar da cidade.
  
Shopping e varejo, no Cadeg Mercado Municipal do Rio de Janeiro, se encontra diariamente as melhores hortaliças, frutas e vegetais da cidade. Gigantesco galpão que reúne mais de 700 estabelecimentos comerciais, hoje também é muito procurado por empresários do ramo de gastronomia da cidade, onde é possível encontrar temperos e ingredientes das culinárias italiana, portuguesa e árabe.

Foto: Segunda-feira é o "Dia Internacional da Dieta" :)
Quer ter mais saúde e aproveitar para perder alguns quilinhos extras? Uma dieta equilibrada rica em alimentos integrais, legumes e frutas, é a base para uma boa alimentação. No Cadeg - Mercado Municipal Do Rio De Janeiro você encontra diariamente as melhores hortaliças, frutas e vegetais para cuidar de você e da sua família!




















Foto: No Cadeg - Mercado Municipal Do Rio De Janeiro todos os dias são coloridos, não importa de está chovendo e fazendo frio :)
Também por lá muitas flores ... uma atração à parte. É o Mercado das Flores, com seus enormes corredores de mudas e plantas.
Foto: Amanhã é dia de deixar sua casa mais bonita, almoçar com os amigos, botar as compras em dia. Amanhã é dia de dar um pulo no Cadeg - Mercado Municipal Do Rio De Janeiro!










... e gastronomia de dar água na boca.
Foto: Hora do almoço! Vem pro Cadeg - Mercado Municipal Do Rio De Janeiro


Para uns, o melhor bolinho de bacalhau do Rio.  

   
Gostosuras como tortas, bolos, croissants, docinhos, pães, brownies e muffins você também encontra por lá. 
Foto: Tortas, bolos, croissants, docinhos, pães, brownies e muffins - No Cadeg - Mercado Municipal Do Rio De Janeiro você encontra todo tipo de gostosura!

...o mundo das cervejas artesanais!  
Foto: Venha descobrir o mundo das cervejas artesanais! No Cadeg - Mercado Municipal Do Rio De Janeiro você encontra diversas lojas com opções de cervejas premium, artesanais, importadas e premiadas. 

A Cadeg também abre as portas aos sábados, mas com um clima um pouco diferente: música ao vivo, cerveja gelada e um excelente bacalhau,… tudo relativamente barato! 
O local reserva espaço para uma festa portuguesa no chamado Cantinho das Concertinas (instrumento musical semelhante ao acordeom, típico da região do Minho), que atrai imigrantes e seus descendentes e apreciadores da terrinha e suas delícias.



sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Cruzeiro Rio-Recife,


Em tempos de cruzeiros...

No jornal carioca O GLOBO, há 50 anos,
um  anúncio publicado
para 
" uma maravilhosa viagem
no fabuloso vapor da costeira
ANA NERY"






sábado, 14 de setembro de 2013

Rock in Rio

Viveu, curtiu, assistiu ao primeiro Rock in Rio?
Pois é...foi em 1985, há 28 anos.
Notícias da época nos recordam o auê que foi, as surpresas das estrelas e da novidade
de ter por aqui um festival de rock.
 
 


 
 







À medida que os dias passaram as manchetes traziam outros personagens





E a notícia do must: fitas cassete!


Parece que foi ontem!
 
 
Fonte: notícias publicadas/jornal O GLOBO/janeiro1985

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Achados arqueológicos no Rio

Escavações no
Sítio Arqueológico Matadouro Imperial

revelam preciosidades

São quase 200 mil objetos e fragmentos achados. Uma preciosidade histórica a estudar.
É a cidade enterrada sendo redescoberta.
São muitos os objetos que resistiram em profundidades de 50 centímetros a três metros.

Relevante é  a área exata onde funcionou, entre 1853 e 1881, o Matadouro Imperial, local oficial de abate do gado que abastecia a cidade.

QUE TAL?
Tudo para “limpar e conservar os dentes e as gengivas”, diz uma embalagem, e “free from acid” (livre de ácido).
Recipientes de pasta de dentes feitos em louça.


O design anatômico, abaixo,  lembra as escovas de dentes vendidas nas farmácias. No lugar do plástico e das cerdas macias, porém, marfim cuidadosamente esculpido e espaços para tufos de pelo de porco. No cabo, uma inusitada inscrição em francês: “S M L’Empereur du Brésil” (sua majestade o imperador do Brasil).
A cerda de pelo de porco se perdeu, mas a escova sobrou .

O item de higiene bucal e imperial muito provavelmente foi usado por dom Pedro II. Estava guardado há mais de um século no subterrâneo do terreno atrás da antiga Estação Leopoldina, no Centro.


Caixa de fósforo
Outro recipinete de pasta de dente

Como não havia coleta de lixo, moradores cavavam buracos em seus quintais para enterrar resíduos. Quando não existia espaço no terreno, outros pontos eram escolhidos, em geral os baixos, que precisavam de aterro. Foi o caso da região conhecida hoje como Leopoldina, que já foi ocupada até por índios temiminós liderados por Arariboia antes de serem levados para Niterói no século XVI.

 A região entre a Cidade Nova e São Cristóvão era muito suscetível a alagamentos antes dos vários aterros feitos ao longo do século XIX. Quando dom João VI foi para o palácio de São Cristóvão, atual Museu Nacional, a solução foi criar um aterro, já que existia um grande pântano do Centro até lá.

Esse alagado o incomodava. Em princípio era um passadiço, que virou rua e depois o chamado Caminho das Lanternas.


Algumas maravilhas de outros tempos, agora redescobertos.

Fonte:
O Globo , MetroRio


domingo, 8 de setembro de 2013

A TV carioca de outros tempos


Há 50 anos, 1963,
a extinta TV RIO, canal 13,
pressionada pela explosão da TV Excelsior,
lançava, em grande estilo, com festa e anúncios,
a sua  grade de programação.
O que chamaram de ESQUEMA 63.

Super inovadora, a TV RIO mesclava shows, humorismo e seriados de filmes.
Um cast de estrelas como TONIA CARRERO, FLÁVIO CAVALCANTI,
MURILO NÉRI, MARLENE, SÉRGIO BRITO, e tantos outros
capitaneados pela genialidade de WALTER CLARK.
O ESQUEMA 63 apresentava grandes contratações e o formato de telejornal,
 que daria a tônica existente até hoje, com o Telejornal Pirelli.


anúncio publicado no jornal O GLOBO em 31 de agosto de 1963

O TELEJORNAL PIRELLI juntava em uma mesma bancada Heron Domingues - a voz do repórter Esso do rádio - Léo Batista e comentários de Cláudio Melo e Souza. Jornal sempre precedido pelo inteligente BATE PRONTO com João Saldanha.

Humorismos que fizeram  história como SHOW DO GOLIAS, O RISO É O LIMITE, NOITES CARIOCAS;

Musicais marcantes
como NOITE DE GALA;

Desenhos cults
até hoje como  OS JETSONS, DOM PIXOTE, MANDA CHUVA, PEPE LEGAL; 

Seriados que se tornaram clássicos como PETER GUN,  77 SUNSET STREET, PERRY MASSON, MAVERICK, OS INTOCÁVEIS, CIDADE NUA; 

Hits como TV RIO RING
e para a garotada A TURMA DOS SETE;


 

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Sabores Cariocas tão distantes


Anúncios no jornal O GLOBO, de 1958, 
nos dão conta de  sabores cariocas tão distantes.

A elegante SORVETERIA AMERICANA, da esquina da Rua do Passeio com Senador Dantas, no Edifício Serrador, comunica a inauguração da nova loja  em Laranjeiras.




Hoje nem a do Centro, nem a da Zona Sul existem mais.  A sorveteria apesar de ter o conceito amaericano de servir, era elegante e muito bonita. E cara! Ficava do outro lado da calçada que seguia pra Mesbla, que também tinha uma lanchonete, mas mais popular.

Abaixo, a foto da do Centro.




Foto do Google - reprodução  - anos 50

Outro anúncio exibe um classificados de restaurantes que deixaram saudade.



A Manon e a Spaghettilândia ainda existem, mas sem o glamour daqueles tempos e também não em todos os endereços anunciados. Infelizmente.
A Manon está somente  na Rua do Ouvidor. E a Spaghettilândia somente na Rua Álvaro Alvim, no Centro.

Sabores cariocas que existiam há 55 anos!

domingo, 1 de setembro de 2013

Morro da Providência, no Centro do Rio

No Morro da Providência encontra-se a mais antiga favela do Rio.

Surgiu com os soldados que retornaram de Canudos, que ali construíram moradias precárias  aguardando que o Ministério da Guerra, ali perto, fornecesse alojamentos apropriados, o que nunca aconteceu.  

Favela  é o nome de um arbusto grande da família das euforbiáceas. 

 



E um dos morros da região de Canudos tinha grande quantidade dessa planta, e lá, chamava-se Morro da Favela, nome pelo qual foi chamado o Providência por algum tempo.

 A designação “favela” depois se estendeu a outras comunidades .

 No alto do morro ergue-se o Oratório do Morro da Providência, tombado em 1986 pelo Município, que foi construído em 1901 pelas mulheres dos soldados. Ali entronizaram a imagem do Cristo, de devoção de Antônio Conselheiro, trazida do interior da Bahia.



Em 1920, Augusto Malta fez vários registros do Morro da Providência.








As imagens de satélite do alto da Providência, hoje
 Vista do satélite (Google maps)

Hoje, a cruz no alto do oratório não mais se encontra.


patrimônio , antes da restauração


http://forumcomunitariodoporto.files.wordpress.com/2012/01/cruzeiro-projeto.jpg
 projeto da Prefeitura do Rio para a restauração