sábado, 6 de novembro de 2010

Samba Carioca

Foi em um dia 6 de novembro, em 1916 - há 94 anos -  que Donga -  Ernesto Joaquim Maria dos Santos -  registrou como sua composição na Biblioteca Nacional, o primeiro samba do Brasil , o Pelo Telefone, que teve sua primeira gravação feita pela banda da Casa Edison.

Esse gesto, à época,  foi amplamente contestado pelo grupo que considerava a música uma reunião de vários estribilhos ouvidos, assim uma criação de caráter coletivo, nascida em reuniões de música, na casa de Tia Ciata.


O Brasil inteiro cantou esse meio maxixe, que estourou no carnaval de 1917 ,  que muita gente conhece e que virou um clássico da MPB.




 O chefe da polícia
Pelo telefone
Manda me avisá
Que na Carioca
tem uma roleta
Para se jogá...

que mais tarde apareceu uma outra versão para a letra,
(não tão saborosa quanto a primeira, que narra  um episódio acontecido)

 O chefe da folia
Pelo telefone
Manda me avisá
Que com alegria
Não se questione
Para se brincá...


O vídeo abaixo é um clássico da antiga TV Record de São Paulo, que vale a pena ser visto e revisto. Esse encontro histórico de bambas da música brasileira se deu em um programa da Hebe Camargo,  em 1966. Aqui, no Rio, a programação da Record era transmitida pela extinta TV Rio, canal 13.
No dia que aconteceu, eu, da sala da minha casa assisti. Meninos eu vi!






Um comentário:

  1. Que emoción debe haber sido ver ese video! yo conozco una versión mas moderna de esa cancion y no sabia que era tan tradicional! Gracias por compartir

    ResponderExcluir

Comente! Seja bem-vindo!