quinta-feira, 26 de setembro de 2013

CADEG, o Mercado Municipal do Rio


Enquanto a maioria da cidade ainda está dormindo, Benfica, na Zona Norte da cidade, se transforma em uma verdadeira reunião de cores, cheiros e cenas.

Lá está a famosa Cadeg - Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara. O mercadão serve aos chefs, hoteleiros, floristas e todos aqueles que buscam um bom negócio. 

A Praça VX no inicio do século XVII era conhecida como Terreiro do Ò, devido a proximidades com a capela de Nossa Senhora do Ò.  Mais Tarde virou o Largo do Paço, porque nele estava localizada a casa que foi o Paço dos Imperiais, assim que a Coroa transferiu-se para o Brasil. Com a Proclamação da República, em 1889 passou a ser a Praça Quinze de Novembro. Neste Local estava situado o antigo porto do Rio de Janeiro, onde os comerciantes se concentravam. Em 1825 iniciou-se a construção de um Mercado Municipal que só foi finalizada em 1841. Trata-se do Mercado da Candelária situado onde hoje ficam o Centro Cultural dos Correios e a Casa França Brasil.

Com Pereira Passos no comando da prefeitura (1902-1906), iniciou-se uma série de mudanças na cidade. Inspirado na Bella Epóque francesa, o prefeito realizou reformas na cidade, demolindo prédios, cortiços, abrindo novas avenidas como a avenida Rio Branco e a avenida Beira Mar. Uma de suas medias foi a construção de um novo centro de abastecimento e com isso, o antigo Mercado Municipal foi derrubado.

Através de uma associação, os comerciantes optaram pela construção de um novo prédio, sem apoio do governo. Adquiriram o terreno que pertencia à uma antiga fábri­ca de cigarros,  de 100 000 metros quadrados, na Rua Capitão Félix n° 110. A construção iniciou-se em 1957, e as obras foram finalizadas apenas em 1962. Visando centralizar a bagunça da distribuição de produtos direto da fonte.

Cadeg na Praça XV


 Cadeg, em Benfica

Hoje, a partir das duas da matina, já começam a chegar vários caminhões, todos lotados de frutas, legumes, verduras, plantas e flores de todo tipo e com sucesso total de venda diária, a preços que realmente não se encontra em nenhum outro lugar da cidade.
  
Shopping e varejo, no Cadeg Mercado Municipal do Rio de Janeiro, se encontra diariamente as melhores hortaliças, frutas e vegetais da cidade. Gigantesco galpão que reúne mais de 700 estabelecimentos comerciais, hoje também é muito procurado por empresários do ramo de gastronomia da cidade, onde é possível encontrar temperos e ingredientes das culinárias italiana, portuguesa e árabe.

Foto: Segunda-feira é o "Dia Internacional da Dieta" :)
Quer ter mais saúde e aproveitar para perder alguns quilinhos extras? Uma dieta equilibrada rica em alimentos integrais, legumes e frutas, é a base para uma boa alimentação. No Cadeg - Mercado Municipal Do Rio De Janeiro você encontra diariamente as melhores hortaliças, frutas e vegetais para cuidar de você e da sua família!




















Foto: No Cadeg - Mercado Municipal Do Rio De Janeiro todos os dias são coloridos, não importa de está chovendo e fazendo frio :)
Também por lá muitas flores ... uma atração à parte. É o Mercado das Flores, com seus enormes corredores de mudas e plantas.
Foto: Amanhã é dia de deixar sua casa mais bonita, almoçar com os amigos, botar as compras em dia. Amanhã é dia de dar um pulo no Cadeg - Mercado Municipal Do Rio De Janeiro!










... e gastronomia de dar água na boca.
Foto: Hora do almoço! Vem pro Cadeg - Mercado Municipal Do Rio De Janeiro


Para uns, o melhor bolinho de bacalhau do Rio.  

   
Gostosuras como tortas, bolos, croissants, docinhos, pães, brownies e muffins você também encontra por lá. 
Foto: Tortas, bolos, croissants, docinhos, pães, brownies e muffins - No Cadeg - Mercado Municipal Do Rio De Janeiro você encontra todo tipo de gostosura!

...o mundo das cervejas artesanais!  
Foto: Venha descobrir o mundo das cervejas artesanais! No Cadeg - Mercado Municipal Do Rio De Janeiro você encontra diversas lojas com opções de cervejas premium, artesanais, importadas e premiadas. 

A Cadeg também abre as portas aos sábados, mas com um clima um pouco diferente: música ao vivo, cerveja gelada e um excelente bacalhau,… tudo relativamente barato! 
O local reserva espaço para uma festa portuguesa no chamado Cantinho das Concertinas (instrumento musical semelhante ao acordeom, típico da região do Minho), que atrai imigrantes e seus descendentes e apreciadores da terrinha e suas delícias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!