sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Há 200 anos, touradas no Rio



Há 200 anos, em 1818, a pintura de Franz Josef Frühbeck, registra a existência de uma praça de touros no Rio de Janeiro.





Campo de Santana com uma grande arena para touradas.



Pois é... as touradas cariocas existiram! E já foram extremamente populares por aqui.


Panfleto da grande tourada em comemoração ao aniversário de D. Pedro II, 
no "Largo dos Curros" , nome  anterior do Campo de Santana.

As primeiras touradas do Brasil aconteceram no século XVII e sempre seguiam datas importantes para a coroa, como feriados ou quando um monarca casava ou nascia. Por serem populares na Espanha e em Portugal, se popularizaram aqui conforme os europeus foram se instalando no país.

Esses eventos começaram a ganhar força quando a capital veio para o Rio de Janeiro. e tudo começou em São Cristóvão. Mas os principais palcos das touradas eram o Campo do Santana e a Arena dos Touros,  na Rua Ipiranga, em Laranjeiras.

1905 , "Arena dos Touros" da Rua Ipiranga, em Laranjeiras


Vários dos locais mais conhecidos pelos cariocas na atualidade serviram de palco para a realização de touradas. Campo de Santana (antigo Campo de São Domingos e Campo da Aclamação), Cinelândia (chamada Largo da Mãe do Bispo e, depois, Campo da Ajuda), Largo da Lapa (Campo da Lapa do Desterro), Rua do Lavradio, Quinta da Boa Vista e até a Rua Visconde de Itaúna, no bairro do Jardim Botânico.
O público nas touradas chegava a 10 000 pessoas, que se divertiam com fogos de artifício, música, dança e muita bebida. É importante destacar que naquela época a população da cidade não chegava a 50 000 pessoas.

Em 1808, após a chegada da corte real portuguesa ao Brasil, as touradas tiveram seu auge.

Muitos jornais da época mostravam a empolgação da população do Rio com as touradas. Em 1896, o periódico Sol e Sombra publicou:

“O Rio de Janeiro só agora pode assistir a verdadeiros torneios e perceber a graça bizarra e todo o encanto deste divertimento popular (touradas), porque só ele tem o condão estranho de confundir, no mesmo momento, o entusiasmo do homem rude do povo com o do mais correto homem do mundo”.

Entretanto, as touradas não eram unanimidades. Já nos séculos passados existiam grupos que questionavam uma possível violência contra os animais.

Dessa polêmica participou Machado de Assis, que disse em uma de suas crônicas, em 1877

“E querem saber por que detesto as touradas? Pensam que é por causa do homem? Ixe! É por causa do boi, unicamente do boi.
Eu sou sócio (sentimentalmente falando) de todas as sociedades protetoras dos animais. O primeiro homem que se lembrou de criar uma sociedade protetora dos animais lavrou um grande tento em favor da humanidade”

As touradas foram perdendo força e em 1821, a arena do Campo de Santana foi fechada. Mesmo assim as touradas continuaram ainda por décadas, se profissionalizando, minimizados os custos com cobrança de ingressos e patrocinadores.

As touradas acabaram definitivamente no Rio de Janeiro em 1907,com o prefeito da cidade Sousa Aguiar que assinou decreto proibindo a prática no Rio de Janeiro.

Acabou, Graças a Deus!

Ficou a história.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!