sábado, 2 de outubro de 2010

Ainda em tempo de eleições

Há 100 anos, uma campanha para as eleições de 1910 marcou a história do Brasil:
a de Rui Barbosa à Presidência da República.


Nessa campanha, a Campanha Civilista - uma oposição civil à candidatura militar do Marechal Hermes da Fonseca, apoiado pelo então presidente da república Nilo Peçanha - Rui tinha como candidato a vice-presidente, o presidente do estado de São Paulo, Albuquerque Lins, o que provocou uma ruptura da política dos estados e da política do café com leite. São Paulo e Minas Gerais em campos opostos nesta eleição, que se realizou em 1 de março de 1910.

Rui Barbosa percorreu o Brasil em busca de apoio popular, fato até então inédito na vida republicana brasileira, e assim, há cem anos, Rui lançou o marketing político: sua campanha tinha bottons e distribuição de santinhos.



Botton


Santinho



Com grande capacidade de mobilização, Rui deu início à era dos grandes comícios, reunindo dezenas de milhares de pessoas nas ruas das capitais e grandes cidades.
No Rio de Janeiro, cerca de 30 mil foram ouvir Rui Barbosa na Avenida Central, hoje Avenida Rio Branco.

Sua campanha com grande conteúdo - diferencial primordial e escasso até hoje- levava sua mensagem de mudança num corpo a corpo inédito, o que marcou a campanha para as eleições de cem anos atrás.

Sem nenhuma surpresa, Rui Barbosa perdeu para Hermes da Fonseca, que foi eleito presidente, em um processo eleitoral viciado. Filme repetido e muito visto pelas nossas terras. Infelizmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!