terça-feira, 12 de junho de 2012

Figueiras cariocas


Árvores cariocas que chamam a atenção: a Figueira Roxa (Ficus tomentella) da Rua Faro, no Jardim Botânico e as Figueiras-religiosas (Ficus religiosa) da Rua Santa Luzia, no Centro da Cidade.






A figueira da Rua Faro é a responsável pelo surgimento da Associação dos Moradores do Jardim Botânico. Quando em 1980 a árvore seria cortada  para dar lugar a um prédio,houve uma grande mobilização dos moradores e  graças à comoção gerada, ela foi poupada. Hoje está tombada, com placa e tudo.
É uma árvore linda!

Outras figueiras que chamam a atenção na cidade estão em frente à Santa Casa de Misericórdia. Suas mudas foram plantadas em novembro de 1873, pelo botânico Francisco Freire Alemão, que, com certeza, não imaginou que belo desenho elas renderiam ao paisagismo da cidade.



Apesar de exótica,  a figueira, originária da Índia, se aclimatou bem no Rio, sendo encontrada em vários pontos na cidade e se destacando pela imponência.

Fotos: Árvores cariocas/ reprodução internet



Um comentário:

  1. Moro em Brasila ,há 50 anos. Acabei de ver uma apresentação sobre lojas antigas do Rio. Tudo aquilo eu vi e conheci. Até o comentário sobre o bonde coincidiu comigo. Também peguei aquele bonde, também estudei no Colégio Pedro II e também morei em Vila Isabel, na 28 de setembro. Obs.A série Anos Dourados da Globo, mostrou muito como era a nossa vida. Na época que estudei, o Pedro II era um colégio misto, mas as salas eram separadas para os garotos e para as garotas. Achei muito legal. Desculpe ter pegado carona e colocado outro tema, mas foi o único jeito que encontrei para me comunicar.

    ResponderExcluir

Comente! Seja bem-vindo!