quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Porto do Rio de Janeiro



A  Zona Portuária do Rio passa , hoje, por mudanças.

Algumas imagens de 1904 a 1913, que fazem parte de um conjunto de cem fotos encontradas no Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, retratam o momento de um outro tempo de transformações pelo qual a Zona Portuária do Rio passou no início do século XX.


Avenida do Cais, que foi rebatizada de Avenida Rodrigues Alves



Mas, durante a pesquisa, foram achadas cópias das fotos em outras publicações, com o nome de Emygdio Ribeiro Foto: Reprodução

Flagrantes de trabalhadores  que viviam do transporte de carga

Conjunto de cem fotos retratam o momento de transformações pelo qual o Porto passava no início do século XX Foto: Reprodução

São registros em preto e branco, a maioria no formato de 24cm x 30cm, com flagrantes das obras de 1904 a 1913 Foto: Reprodução

Fotografias encontradas no álbum foram restauradas e reencadernadas na década de 90 Foto: Reprodução

Região de embarque e desembarque de cargas ficava nas imediações de onde hoje está a Praça Quinze Foto: Reprodução


A região de embarque e desembarque de cargas ficava nas imediações de onde hoje está a Praça Quinze, que também sofreu pequenos aterros.

A partir do século XVIII, com o aumento da mineração e a chegada de navios de Portugal começaram a se formar os trapiches na região onde hoje fica a Zona Portuária.

Nos anos 20, 30, 40 e 50 do século XIX  o litoral do Rio era diferente, pontilhado de trapiches, alguns maiores e outros menores. Não se sabe muita coisa sobre seus proprietários, mas  que eram empresários ligados ao Estado imperial, comerciantes com investimentos em outras áreas que também exploravam aquela atividade.

Com a chegada dos navios a vapor, a partir da segunda metade do século XIX, os trapiches começaram a não mais dar conta do movimento portuário.

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