terça-feira, 14 de julho de 2015

O francês, paisagista do Imperador

Nesse 14 de julho carioca, a França também é aqui!


O botânico francês Auguste François-Marie Glaziou foi um dos principais responsáveis pelo surgimento dos jardins públicos no Rio e pela valorização da flora tropical.

Quando o Glaziou chegou ao Brasil, ele já tinha passado pela reforma do Jardim Público da cidade de Bordeaux, na França. Com a Revolução Industrial, houve um grande crescimento da população. E na Europa tornou-se comum os jardins particulares tornarem-se públicos, muitas vezes por falta de espaço. Então, Glaziou trouxe essa experiência para cá, essa novidade dos jardins compartilhados e ao ar livre. Mas ele começou a utilizar a própria vegetação brasileira, as árvores com flores, os chamados jardins sinuosos.

Glaziou foi convidado pelo Imperador Dom Pedro II para vir ao Brasil coordenar a Diretoria de Parques e Jardins da Casa Imperial, no Rio, em 1858. A missão se estendeu. Logo, o botânico francês acumulou a função de Inspetor dos Jardins Municipais. Assim, permaneceu em terras brasileiras até 1897. Neste período foi responsável pela reformulação do Passeio Público e pelos projetos dos jardins da Quinta da Boa Vista e do Campo de Santana, entre outras obras.



projeto de Glaziou para o Passeio Público



Passeio Público, à epóca da remodelação

projeto de Glaziou para a Quinta da Boa Vista



trecho da Quinta da Boa Vista, à epóca da remodelação




projeto de Glaziou para o Campo de Santana



Campo de Santana à epóca da remodelação


Fontes: Fundação Parques e Jardins do Rio de Janeiro
             Fundação Casa de Rui Barbosa





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!