domingo, 29 de novembro de 2015

Nova mania carioca é...

... PASSARINHAR.

A arte de contemplar passarinhos é caminhar lentamente e em silêncio, usar roupas camufladas, evitar movimentos bruscos. 


 Entre outras recomendações, não é necessário muito para aproveitar um potencial do Rio que ainda é pouco explorado. Braço do ecoturismo, a observação de aves movimenta cerca de U$ 75 bilhões por ano no mundo, com destaque para os Estados Unidos, onde a atividade é responsável por US$ 36 bilhões.

Cada pássaro tem um canto, uma particularidade. Atrás da lente dos binóculos eles são diferentes.

Daí o...passarinhar.

Passarinhar exige atenção, foco total nos cantos e na movimentação dos pássaros. Funciona como uma meditação, onde não cabe nenhum outro pensamento. Esse foco que é cada vez mais difícil nesse mundo multi-conectado e de atenção difusa.



Saíra-sete-cores (Tangara seledon)

Para fortalecer o turismo ecológico nas Unidades de Conservação, o Sebrae está desenvolvendo um roteiro para observação de pássaros no estado. O Aves do Rio passa pelos locais mais ricos em diversidade. Para não deixar o turista perdido com tantas cores, formatos e sons, o roteiro inclui guias especializados para acompanhar o passeio.

A ideia é integrar toda a cadeia, de agências de viagens a restaurantes. “É um setor que precisa ser trabalhado no Brasil, pois há uma demanda internacional muito forte, principalmente da Inglaterra, onde há muitos observadores”, afirma Marisa Cardoso, gestora de Turismo do Sebrae. 

O Instituto Estadual de Ambiente (Inea) também investe no setor, realizando ‘passarinhadas’ (caminhadas para contemplação de aves)  - Vem Passarinhar Rio nas unidades de conservação do Estado do Rio. 

No 'Vem Passarinhar Rio', do Inea, expedidores fotografam espécies

Em dezembro, acontece ainda o Avistar Rio, quarta edição do maior encontro de fotógrafos e observadores de aves da capital carioca. O evento será no Parque Lage, na Zona Sul, dias 5 e 6, e conta com congressos, exposições, atividades para adultos e crianças, além de passarinhadas. As inscrições estão abertas e são gratuitas pelo portal avistarbrasil.com.br


Gaturamo-verdadeiro (Euphonia violacea)


Terra das palmeiras onde canta o sabiá, o Brasil tem mais de 20 sedes do Clube de Observadores de Aves (COA), três deles no Estado do Rio. O grupo promove passeios, inclusive noturnos, para contemplar os animais. A Ararajuba, a Ararinha-azul, o Gavião-real e o Sabiá-laranjeira lideram a lista dos ‘símbolos nacionais’.

Topetinho-vermelho (Lophornis magnificus)



Mas os que mais encantam nas expedições cariocas são espécies como Tucano-do-bico-preto, Saíra-sete-cores, Tié-sangue, Fragata e Tangará-dançador que, de tão populares, para os especialistas, poderiam até representar o Rio, de acordo com os especialistas.

Segundo o COA-RJ, mais de 20 pontos são frequentados pelos expedidores do estado. Jardim Botânico, Aterro do Flamengo, Mendanha, Grajaú, Bosque e condomínios da Barra da Tijuca estão entre os pontos onde há excursões na capital. Já o Pico das Agulhas Negras, em Itatiaia, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Teresópolis, Saquarema, Paraty e Angra dos Reis, no litoral, se destacam entre os roteiros no interior. Parque Nacional da Tijuca, Serra da Bocaina, Restinga de Jurubatiba e Resex, de Arraial do Cabo, também estão na rota das aves.

Tangará (Chiroxiphia caudata)

'Passarinhar funciona
como meditação' 
Ralph Antunes, cardiologista, 57 anos



Fonte:DiaOnline - AMANDA RAITER E LUCAS GAYOSO,Fotos: Ralph Antunes
Reprodução/internet






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!