domingo, 23 de outubro de 2016

Ela é carioca...


Ela é carioca...basta o jeitinho dela andar...


Resultado de imagem para mulher carioca desenho

O tema é recorrente, mas está sempre intrigando, instigando, revelando.

Está certo, Caetano cantou os meninos do Rio. 

Mas na cidade que inventa modinhas a cada verão, são elas, as meninas do Rio, as porta-bandeiras dos novos comportamentos à beira-mar. 

E já faz tempo que é assim, pensem em todas as mulheres incríveis que já passaram pelas areias de Ipanema desde o tempo em que Helô Pinheiro enchia o mundo inteirinho de graça ao caminhar pela rua Vinícius de Moraes, que, naquela época, ainda era Montenegro.

A carioca tem mesmo um je ne sais quoi que fascina os homens, mata de inveja a concorrência e intriga quem trabalha com moda. Que mulher é essa que não se rende aos códigos e manuais, criando um estilo ao mesmo tempo forte e muito feminino, quase impossível de copiar?

 Eis a questão.

Cariocas são exemplos de um estilo de mulher, do tal borogodó que levam da praia para a rua (e para a vida!) de maneira absolutamente descontraída.

Em outra cidade, elas seriam as novas it-girls, um termo que nunca colou de verdade por aqui. Até porque, quem se permite ser it, viola o primeiro mandamento da carioquice: aquele que nega qualquer traço de presunção.


(baseado em texto -  caderno ELA, sobre moda carioca)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!