segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Monumentos que sumiram da paisagem carioca

Lampadário

Luz no Largo da Carioca

Foto do colecionador Fernando da França Leite(reprodução/internet)
Foi o segundo lampadário decorativo instalado na cidade, em 1909. O poste era enorme, e ficava no meio do Largo da Carioca, como mostra a foto de 1912. Ele contava com três luminárias superiores e três inferiores, explica Vera Dias no blog "As histórias dos monumentos do Rio de Janeiro". Apenas a sua base resistiu ao tempo: sobrou o conjunto de alegorias com três sereias aladas, rerpesentando o comércio, a indústria e a navegação. Sobre essa base, em substituição às luminárias, foi colocado um relógio no ano de 1947. Ele hoje é tombado e ocupa ainda o meio do largo.


Relógio

Na Praça Mauá


Foto do colecionador Fernando da França Leite(reprodução/internet)
Além de relógio, a peça informava à população e aos viajantes que chegavam à cidade pelo Porto a pressão atmosférica e a temperatura. O registo fotográfico é do início do século. Não se sabe o seu paradeiro.

Brasão

Antiga Rua do Trem, que não existe mais

Um brasão da República na antiga Rua do Trem, em foto de 1907. A rua não existe mais, assim como os brasões que ficavam na entrada das ruas mais antigas da cidade. Com as obras de Pereira Passos, no começo do século XX, os medalhões sumiram de vez. O colecionador Fernando da França Leite desconfia que os brasões, incluindo os do tempo do Império, ganharam, indevidamente, donos, e ainda existem.
Fonte: GloboOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!