segunda-feira, 26 de junho de 2017

Dia do Pendura



Todo dia 11 de agosto é dia de festa para os acadêmicos dos mais de mil cursos de Direito do Brasil. Isso porque é nessa data que se comemora a criação dos Cursos Jurídicos no país (por Dom Pedro I em 11 de agosto de 1827) e, por conseqüência, o Dia do Advogado.

É nesse dia que os estudantes de Direito resolvem comemorar em grande estilo, relembrando uma tradição de 190 anos e que é uma dor de cabeça para os donos de bares e restaurantes brasileiros. O Dia do Pendura, a tal comemoração dos estudantes, segundo a tradição, os proprietários de estabelecimentos alimentícios convidavam os advogados e acadêmicos de Direito para comemorar a data em seus bares e restaurantes, tudo, é claro, por conta da casa.

Tire a conta da mesa.... Porque hoje é Dia do Pendura! - Brasil Escola

Assim, os advogados e aspirantes a tal comiam e bebiam por cortesia e, ao final do banquete, discursavam para os presentes no estabelecimento, em retribuição ao convite e à “homenagem” (é claro que, na época, tais discursos eram uma honra para os proprietários dos bares).

Com o passar dos anos e a proliferação dos cursos de Direito no Brasil, o Pendura foi ficando insustentável e os convites dos proprietários para o 11 de agosto gratuito foram acabando e, desta forma, os estudantes começaram a se “auto-convidar”.  E aí todo 11 de agosto então, estudantes de Direito de todo o país invadem bares e restaurantes, comem, bebem, fazem festa e saem livremente sem pagar, sob a desculpa de comemorar o seu dia.

Alguns donos de bares e restaurantes se recusam a aceitar o calote e chegam a chamar a polícia. Também, muitos estabelecimentos amanhecem e anoitecem fechados no 11 de agosto, preferindo perder um dia de lucro a ter um dia de prejuízo. 

A tradição de 190 anos tornou-se a tradição de um crime, o crime de estelionato.


Causos históricos do Dia do Pendura - Migalhas Quentes


Causos históricos do Dia do Pendura - Migalhas Quentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!