Festa de São João (1961)
de Heitor dos Prazeres,
o pintor e poeta carioca
que gostava de retratar a vida
nas antigas favelas cariocas.
nas antigas favelas cariocas.
Nasceu no Rio de Janeiro, em 1898, e aqui faleceu em 1966. Cresceu na cercanias da zona do Mangue e da Praça 11. Aos 7 anos de idade trabalhava na rua. Frequentou as primeiras rodas de samba na casa da Tia Ciata. Está entre os fundadores da escola de samba Mangueira; e também 'Vai Como Pode', hoje Portela, nos anos 20.
Expoente do cavaquinho, criou um método revolucionário para o instrumento. Compositor, instrumentista e letrista, em parceria com Noel Rosa compôs a música carnavalesca Pierrô Apaixonado. Notabilizou-se como compositor de música popular. Foi um dos grandes compositores do samba carioca. Conviveu com sambistas como João da Baiana, Ismael Silva, Alcebíades Barcelos (Bide), Marçal, Cartola e muitos outros que participaram da criação das primeiras escolas de samba.
Em meados dos anos 30 começou a pintar mulatas, malandros, o samba e o mundo da favela. Participou da Bienal de São Paulo em 1951. Fez diversas individuais no Brasil e mostras nacionais e internacionais. Um se seus quadros foi adquirido pela rainha da Inglaterra.
Crianças brincando de soltar balão e pipas, pular corda e jogar argolas, homens jogando sinuca e baralho, jovens em festas juninas e rodas de samba são algumas situações que Heitor dos Prazeres mostrou em seus quadros coloridos e alegres. Uma das características mais marcantes em seus trabalhos são os rostos das pessoas sempre pintados lateralmente e com a cabeça e o olhar para o alto.
A origem de garoto pobre da Praça Onze fez de Heitor dos Prazeres um artista sensível à vida e à cultura carioca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente! Seja bem-vindo!