segunda-feira, 11 de março de 2019

II Festival Internacional do Filme, no Rio, há 50 anos


atualizado em 30/3/2019


Com uma sessão de gala, no cinema Roxy
iniciou-se no dia 17 de março de 1969,
II Festival Internacional do Filme.  

A "Oliver" de Carol Reed, 
inscrito como hors concours, coube a honra da abertura.

Resultado de imagem para "Oliver" de Carol Reed





recortes de jornal, 17/3/1969


Uma polêmica: o boicote ao festival


Nem tudo foi maravilhoso. O Festival Internacional do Filme de 1969, na realidade, foi caótico. Uma desorganização geral chegou a marcar a sessão de um filme, que teve celebridades barradas e empurra-empurra na entrada.  "Nunca vi uma coisa dessas no mundo inteiro", chegou a dizer Roman Polanski, vítima da confusão, à época.

A cineasta Agnès Varda que morreu aos 90 anos  - 29 de março - esteve por aqui nesse festival. A cineasta franco-belga esteve acompanhada de seu marido, o também diretor de cinema Jacques Demy (1931-1990).
Agnes Varda chegava por aqui aos seus 40, mas já tinha em seu currículo a consagração de "Cléo das 5 às 7", até hoje o seu filme mais famoso.
Varda ficou hospedada no Copacabana Palace. Com Demy, a cineasta foi à praia e tomou mate logo em seu primeiro dia na cidade.Também se dedicou a fazer fotos — vivia grudada em sua câmera.

Agnàs Varda e o seu marido Jacques Demy tomam mate na praia Foto: Arquivo o Globo / Agência O Globo  Varda não se separou de sua câmera Foto: Arquivo o Globo / Agência O Globo  Varda ficou hospedada no Copacabana Palace com outros nomes de peso que participaram do II Festivanl Internacional do Filme, como Joseph Von Sternberg e Roman Polanski Foto: Arquivo o Globo / Agência O Globo

Curiosidade:





Imagens do Arquivo Nacional mostra celebridades do cinema nacional e internacional prestigiaram a estreia do filme "A compadecida", que contou com a participação especial de Ariano Suassuna. Em seguida, personalidades compareceram à recepção oferecida pelo ministro da Educação e Cultura Tarso Dutra. Destacamos, entre outros ilustres convidados, Henry Stone, Anselmo Duarte, Paschoal Carlos Magno, Burle Marx e Alberto Cavalcanti.
                       


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!