domingo, 26 de fevereiro de 2017

Cidade Maravilhosa...nosso hino



Em 1934, o jovem compositor Antônio André de Sá Filho (nascido na Rua da Carioca em 21 de março de 1906) contava 28 anos e várias músicas gravadas, algumas por ele mesmo e as demais pelos grandes cartazes da época, como Francisco Alves, Mário Reis, Sílvio Caldas e as irmãs Miranda (Carmen e Aurora). Nessa época, criou uma marcha em homenagem ao Rio de Janeiro.

No início da década de 1930, o Rio era embelezado com a estátua do Cristo Redentor e a modernização de vários trechos da cidade, criando maiores condições para deixar o turista maravilhado. Foi nesta ocasião que, motivado por uma promoção chamada Festa da Mocidade, em que se elegia a Rainha da Primavera, André Filho compôs “Cidade maravilhosa”, cujo título reproduzia uma expressão consagrada pelo escritor Coelho Neto.

O autor escolheu sua amiga Aurora Miranda, então com 19 anos e já uma estrela do rádio e do disco, para gravá-la. No dia 4 de setembro, ela e o próprio André deram voz à marchinha “Cidade maravilhosa”, lançada pela Odeon em outubro, sem chamar atenção. Após o refrão em tom maior, um tanto simples e de fácil assimilação (“Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil / Cidade maravilhosa, coração do meu Brasil”), Aurora entoava, em tom menor, a primeira estrofe da segunda parte (“Berço do samba e das lindas canções que vivem n’alma da gente / És o altar dos nossos corações que cantam alegremente”), enquanto André Filho se encarregava da segunda estrofe, aliás praticamente desconhecida até hoje pelos próprios cariocas (“Jardim florido de amor e saudade, terra que a todos seduz / Que Deus te cubra de felicidade, ninho de sonho e de luz”).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!