A data do romance é celebrada ,por aqui, em 12 de junho desde 1948.
E o motivo é exclusivamente comercial: o objetivo da loja A Exposição de melhorar o resultado das vendas em junho, que sempre eram muito fracas, mês de desaquecimento das vendas. O dia 12 foi escolhido por ser véspera da celebração de Santo Antônio, que já era famoso no Brasil por ser o santo casamenteiro.
As primeiras propagandas que instituiriam a data no país.
Outras propagandas, de outras lojas
Em junho de 1949, a Galeria Silvestre, na Rua Sete de Setembro, Centro do Rio, já estampava nas páginas do GLOBO o anúncio
“Neste dia...Pense em quem ama..Mas não esqueça um PRESENTE!”.
Dona do slogan “O palácio das donas de casa”, a loja anunciava com orgulho itens como lustres, “abat-jours”, artigos para “cosinha”, enceradeiras, aparelhos domesticos, ventiladores e rádios.
Em 1952, a Coty apresentava sua linha de cosméticos com um cupido carregando a faixa
“Dia dos Namorados. Dia de Coty”.
Colônias, extratos, sabonetes, sais para banho e estojos (de maquiagem) eram os presentes que tinham o público feminino como alvo.
A hoje extinta Magazine Mesbla, por sua vez, valorizava as blusas femininas para o inverno e as bolsas de lona mesclada.
Ainda nos anos 50, as lojas Ducal anunciavam, “somente até Sábado”, a corrente para chaves Souvenir, “o presente ideal para ele”. Já a Barbosa Freitas, em Copacabana, na Zona Sul, sugeria como presente masculino o barbeador elétrico Remington, garantindo que “Êle ficará maravilhado”. As canetas Sheaffer’s, em 1959, se apresentavam como “a forma mais expressiva de presentear” homens e mulheres."
Em 1979 um anúncio de uma empresas financeira chamava a atenção mirando os casais com planos para o futuro. O slogan? “Caderneta de Poupança Residência quer dizer: eu quero casar com você”.
Ainda nos anos 50, as lojas Ducal anunciavam, “somente até Sábado”, a corrente para chaves Souvenir, “o presente ideal para ele”. Já a Barbosa Freitas, em Copacabana, na Zona Sul, sugeria como presente masculino o barbeador elétrico Remington, garantindo que “Êle ficará maravilhado”. As canetas Sheaffer’s, em 1959, se apresentavam como “a forma mais expressiva de presentear” homens e mulheres."
Em 1979 um anúncio de uma empresas financeira chamava a atenção mirando os casais com planos para o futuro. O slogan? “Caderneta de Poupança Residência quer dizer: eu quero casar com você”.
Nas comemorações em 2010, refletindo décadas de mudanças nos costumes, os motéis também anunciaram presentes para os casais. Um deles, por exemplo, dizia que “melhor que antecipar sua comemoração, é repetir a dose no Dia dos Namorados”, enquanto outro oferecia 25% de desconto para o casal.
Atualmente, o Dia dos Namorados já é a terceira melhor data para o comércio no país - atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.
Atualmente, o Dia dos Namorados já é a terceira melhor data para o comércio no país - atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente! Seja bem-vindo!