quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

PIXINGUINHA NOS DEIXOU HÁ 48 ANOS...


VALE REMEMORAR ESSA CURIOSIDADE CARIOCA...

DURANTE O CARNAVAL, Pixinguinha - QUE NOS DEIXOU NO CARNAVAL DE 1973 -  não trabalhava, pois saía com seu bloco chamado GRUPO DO CAXANGÁ.
 
No carnaval de 1919, ao passarem pelo cine Palais, fizeram uma parada para homenagear o senhor Isaac, dono do cinema no qual Pixinguinha trabalhava. Ouvindo o pessoal, o proprietário do cinema entusiasmou-se e sugeriu a organização de um conjunto menor para tocar na sala de espera. O conjunto depois de dúvidas sobre qual seria seu nome, o próprio senhor Isaac resolveu a questão:

" - Vocês não são oito? Então põe " Os Oito Batutas!"




Assim se deu a estreia do conjunto em abril de 1919, capitaneado por Pixinguinha e Donga. O "Oito Batutas" foi o primeiro grupo a empregar - além da flauta, violão e cavaquinho - instrumentos como o reco-reco, o pandeiro e o ganzá.

Em 1921 Pixinguinha foi convidado para uma temporada em Paris, financiada pelo milionário Arnaldo Guinle. O Les Batutas permanece por mais de seis meses em Paris tocando em diversas casas. O público francês entusiasmou-se com o chorinho e o samba, ainda com tons do maxixe, que o grupo apresentava. 

Quando retornou ao Brasil, Pixinguinha comprou uma casa em Olaria , onde morou por 30 anos. O grupo retomou seu lugar no Assírio e fez várias apresentações no Rio de Janeiro. Nessa época, Pixinguinha começou a experimentar o "saxofone", instrumento que tocou durante vinte anos.


Vale ouvir e curtir!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!