sexta-feira, 16 de julho de 2010

Vai uma dança aí?

Em tempos de danças fazendo sucesso na TV, vale lembrar que o carioca sempre gostou de dançar e nos seus salões ela esteve presente, dando a nota da alegria carioca.
Foi num mês de julho, há mais de 160 anos - no dia 3 de julho de 1845 - que uma dança estrangeira foi apresentada à cidade e virou febre.
A dança foi a POLCA, que pela primeira vez, no Teatro São Pedro, no Rio de Janeiro, aportou vinda da Boêmia, à época parte do império austro-húngaro.

Depois dessa apresentação, a polca se transformou em dança de salão. Invadiu teatros e ruas, tornando-se popular pelo seu aspecto brejeiro e alegre, através dos grupos de choro, grupos carnavalescos e compositores importantes que aderiram ao ritmo, como Calado, Anacleto de Medeiros, Ernesto Nazareth dentre outros.


Aliás, a primeira música composta por Ernesto Nazareth foi uma polca, "Você Bem Sabe", editada pela Casa Arthur Napoleão. Certa vez, participando de uma roda de música, tão em voga no seu tempo, respondeu à polca do chorão flautista Viriato Figueira da Silva, com outra polca: "Não Caio Noutra".

Quer ouvir ou fazer download da deliciosa polca Ameno Resedá,? É só clicar no título da música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!