segunda-feira, 2 de abril de 2012

A Quinta-Feira Santa em outros tempos

As tradições e costumes na Semana Santa, foram mudando através do tempo.

Vale acompanhar o Rio de Janeiro em outros tempos, e ver o que, por aqui acontecia, no relato de  Robert Walsh (1828/1829 ).




"...A Quinta de Endoenças, ou Quinta-Feira Santa, distingue-se por uma cerimônia realizada com grande humildade e absoluta regularidade pelo falecido rei e mantida pelo atual imperador com a mesma devoção com que ele participava das outras, seguindo o exemplo dado pelo pai. 
Essa cerimônia consiste na lavagem dos pés de mendigos. No dia anterior, alguns pobres, escolhidos com esse propósito, eram vestidos decentemente e levados a diversas igrejas, onde grandes bacias de prata se achavam colocadas nos degraus do altar, em preparação para a cerimônia. Quando os pobres chegavam, eram colocados em bancos com assentos em três níveis diferentes. Eles se sentavam no mais alto, descansavam os pés no do meio e o imperador se ajoelhava no mais baixo e fingia executar esse ato de humildade. Dom João tinha trazido consigo de Portugal uma magnífica baixela de prata antiga, que era sempre exibida nessa ocasião. 

A Quinta-Feira Santa se distingue também por uma outra cerimônia notável, ou seja, a consagração e exposição da hóstia. A luz do dia é excluída de todas as igrejas, cujo interior passa a ser iluminado por velas de cera. A hóstia é então exposta no altar-mor de todas elas, em meio ao clarão das chamas. Dois homens ficam postados ao lado do altar, como guardiões, vestindo mantos de seda vermelha ou roxa. Em algumas igrejas vi a imagem do Senhor Morto num nicho, com a mão exposta. O povo beijava a mão e ao mesmo tempo depositava dinheiro numa salva de prata colocada ao lado. Nesse é proibido soltar foguetes e tocar os sinos. Em seu lugar é usada uma tábua de madeira negra, com duas aldravas presas nas extremidades. A pessoa segurava a tábua por uma alça fixa numa das pontas e a fazia girar de um lado para o outro; as aldravas batiam de encontro à tábua e produziam um som contínuo e irritante, que se fazia ouvir durante todo o dia e toda a noite. Quando indaguei a razão de se utilizar esse instrumento, fui informado de que sua função era a de substituir os sinos, cujo som, mais alto, poderia perturbar o repouso do nosso Salvador. 
Na noite desse dia é realizada uma passeata geral pela cidade, da qual participa todo o povo. Trajando suas roupas domingueiras, eles enchem as ruas até o amanhecer. Como há sempre luar nessa época e o tempo é ameno, todos participam dessa diversão. A ocasião oferece ainda o atrativo das "amêndoas", ou presentes, distribuídos entre os amigos e assim chamados porque eram originariamente compostos de amêndoas propriamente ditas; com o passar do tempo, porém, o nome se generalizou e passou a indicar um presente de qualquer tipo. Os negros sempre perguntam por sua "amêndoa" em qualquer ocasião, quando esperam alguma gorjeta. 
Em nossa terra a Quinta-Feira Santa é chamada de Maundy Thursday, havendo distribuição de presentes para os pobres. Alguns afirmam que a palavra maundy deriva de mande, a cesta na qual o presente é enviado; outros acreditam que vem de mandatum – o dia em que é posto em prática o grande mandamento "Amai-vos uns aos outros". A mim me parece, entretanto, que a sua origem é a amêndoa. O dia todo vêem-se pessoas levando presentes de uma casa a outra, cobertos por guardanapos e às vezes até transportados em carruagem. À noite, porém, eles são apresentados de uma forma mais interessante. 
A noite de Quinta-Feira Santa é o momento dedicado às escravas, as quais têm permissão para confeccionar e vender em seu próprio proveito as amêndoas confeitadas. À porta de todas as igrejas e nas suas proximidades estabelece-se uma festa, onde elas são vendidas. 
Ali as pobre moças, trajando suas melhores roupas e usando seus modestos enfeites, exibem seus produtos, às vezes dispostos em mesas cobertas com uma toalha, às vezes no chão, ao lado de velas acesas. Constituem principalmente de amêndoas confeitadas, em cartuchos de papel ou em cestinhas também de papel, caprichosamente feitas e pintadas, ou então de figurinhas feitas de açúcar, de diferentes tipos e trajes, recheadas com uma variedade de guloseimas. 
Essas figuras são geralmente vendidas por duas patacas, e eu jamais fiz uma compra com tanto prazer como a que fiz ali naquela "feira santa", tão humanitariamente criada para promover a indústria das pobres escravas e lhes proporcionar algum lucro. Trata-se de uma da pequenas e numerosas instituições que põem em evidência o que há de bom e generoso no caráter dos brasileiros, e quase chegava a atenuar um pouco os horrores da escravidão ver naquela noite tantos escravos caprichosamente trajados, tão alegres e aparentemente tão felizes..."

Continua amanhã. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!