quinta-feira, 17 de maio de 2012

Garota de Ipanema, o filme


 capa do LP



Uma raridade de 45 anos!


 “Garota de Ipanema”, o filme, de 1967, de Leon Hirszman (1937-1987), é um dos filmes brasileiros mais esquecidos da história.  Também pouca gente menciona que o co-roteirista do filme foi ninguém menos do que Glauber Rocha, ícone do movimento Cinema Novo.

O filme não existe em DVD e nem ganhou lançamento em fita VHS lá pelos anos 80. Inspirada na canção mais celebrada de Antonio Carlos Jobim e das mais gravadas no mundo, o filme surpreendeu, pois nada trazia dos versos famosos da letra de Vinicius de Moraes.
Nada a ver com a canção inspirada na garota adolescente da vida real, Helô Pinheiro. A garota do filme é um personagem fictício, a jovem Márcia, de 17 anos, papel da atriz então iniciante Márcia Rodrigues. O roteiro ainda tem um crédito para Vinicius de Moraes ,que aparece na tela , ao lado de Eduardo Coutinho.
“Garota de Ipanema” – o filme é mais um retrato social de pais e filhos no Rio de Janeiro dos anos 60. Um elenco de nomes famosos em pequenos papéis. O jornalista João Saldanha, por exemplo, faz o pai da garota de Ipanema. Nas imagens do vídeo abaixo, você pode vê-lo entrando no Fusca estacionado numa rua do bairro.
No filme, quem também aparece é o jovenzinho Chico Buarque. E ele canta uma composição que ficou famosa: “Noite dos Mascarados”. Aliás, a trilha sonora é um achado: há até um rock com letra de Vinicius de Moraes cantado por... Ronnie Von


Eis o set-list da trilha original de “Garota de Ipanema”, com base no LP de vinil. Quem se lembra?
Lado A
“Noite dos Namorados” – Chico Buarque e Elis Regina
“Lamento do Morro” – Nara Leão
“Surf Board” – Jobim (instrumental)
“Ela é Carioca” – Tamba trio
“Poema dos Olhos da Amada” – Vinicius de Moraes
“A Queda” – Jobim (instrumental)


Lado B
“Tema de abertura” – Jobim e Vinicius
“Por você” – Ronnie Von
“Chorinho” – Chico Buarque
“Ária para se Morrer de Amor” – Baden Powell
“Rancho das Namoradas’ – Ari Barroso
“Tema da desilusão” – Jobim e Vinicius



Uma delícia, ver o início do filme e um passeio pelo Rio, do final dos anos 60.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!