Cine Leblon, anos 70
Cine Leblon, esquina da Avenida Ataulfo de Paiva com Rua Carlos Goes
"Numa folha de papel, afixada na entrada, a notícia que ninguém queria receber.
Os administradores do Cine Leblon anunciaram nesta quinta-feira que o local será fechado, vencido por uma crise financeira.
“Após mais de uma década de tentativas sem sucesso, no sentido de tornar o Cinema Leblon não deficitário, informamos que suas atividades serão encerradas em breve”, diz o recado na porta.
O anúncio pegou de surpresa moradores do bairro que, junto com artistas, organizaram nesta quinta mesmo um abraçaço no cinema, um dos poucos em área aberta na cidade. Nos últimos anos, a maioria deixou as ruas do Rio, e hoje as salas de projeção estão concentradas em shoppings. Na fachada se conserva o antigo design em que os nomes dos filmes são escritos por letras montadas manualmente por funcionários e o letreiro anuncia o cartaz desta semana.
O Kinoplex, responsável pelo Cine Leblon, confirmou que vai encerrar as atividades porque não conseguiu tornar a atividade “rentável”.
A casa foi inaugurada em 29 de setembro de 1951. Na época, com 1.294 lugares. O primeiro filme exibido ali foi “Terceiro homem”, um clássico do cinema noir, de Carol Reed. O acontecimento mereceu destaque, na ocasião, na Revista Cine Repórter, em que um cronista escreveu: “Sem exageros e requintes de nouveau riche, o Cine Leblon é uma casa com fachada simples. A sala de espera em mármore rosa prepara o frequentador para o salão de projeção amplo, todo atapetado, um tapete grosso e macio.”
O Cine Leblon funcionou com a configuração que tinha quando foi inaugurado até 30 de setembro de 1975. Depois, passou por reformas e, atualmente, tem duas salas de exibição."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente! Seja bem-vindo!