sexta-feira, 6 de junho de 2014

Cine Leblon




Resultado de imagem para cine leblon
Cine Leblon, anos 70






Cine Leblon, esquina da Avenida Ataulfo de Paiva com Rua Carlos Goes


"Numa folha de papel, afixada na entrada, a notícia que ninguém queria receber.

Os administradores do Cine Leblon anunciaram nesta quinta-feira que o local será fechado, vencido por uma crise financeira.
 “Após mais de uma década de tentativas sem sucesso, no sentido de tornar o Cinema Leblon não deficitário, informamos que suas atividades serão encerradas em breve”, diz o recado na porta.

O anúncio pegou de surpresa moradores do bairro que, junto com artistas, organizaram nesta quinta mesmo um abraçaço no cinema, um dos poucos em área aberta na cidade. Nos últimos anos, a maioria deixou as ruas do Rio, e hoje as salas de projeção estão concentradas em shoppings. Na fachada se conserva o antigo design em que os nomes dos filmes são escritos por letras montadas manualmente por funcionários e o letreiro anuncia o cartaz desta semana.

O Kinoplex, responsável pelo Cine Leblon, confirmou que vai encerrar as atividades porque não conseguiu tornar a atividade “rentável”.

A casa foi inaugurada em 29 de setembro de 1951. Na época, com 1.294 lugares. O primeiro filme exibido ali foi “Terceiro homem”, um clássico do cinema noir, de Carol Reed. O acontecimento mereceu destaque, na ocasião, na Revista Cine Repórter, em que um cronista escreveu: “Sem exageros e requintes de nouveau riche, o Cine Leblon é uma casa com fachada simples. A sala de espera em mármore rosa prepara o frequentador para o salão de projeção amplo, todo atapetado, um tapete grosso e macio.”

O Cine Leblon funcionou com a configuração que tinha quando foi inaugurado até 30 de setembro de 1975. Depois, passou por reformas e, atualmente, tem duas salas de exibição."

Fonte: O GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!