domingo, 12 de junho de 2016

Dia 12 de junho, Dia dos Namorados, uma invenção carioca


A responsável pelo início dessa tradição 

foi a rede de lojas de departamentos carioca
A Exposição. 



Na edição do jornal GLOBO de 9 de junho de 1948, a manchete da reportagem informava:
 “Dia de Santo Antônio, Dia dos Namorados...”

criando uma conexão entre a data do santo casamenteiro (13 de junho) e a dos casais apaixonados. E acrescentava que

“outra tradição vem se juntar à data do santo padroeiro: a de permuta de presentes entre os que se amam, lançada pela A EXPOSIÇÃO AVENIDA e A EXPOSIÇÃO CARIOCA”. 

A bem-sucedida campanha publicitária foi encomendada pela empresa ao publicitário brasileiro João Dória, visando a aumentar as vendas em junho, normalmente um mês de pouco movimento. 

Uma das lojas era exclusiva para homens, na Avenida Rio Branco, Centro do Rio, e outra, para as mulheres, no Largo do Machado, no Catete, Zona Sul.

Um ano depois, entretanto, a rede mudaria de estratégia para não coincidir com as celebrações em homenagem a Santo Antônio. E a data da comemoração do Dia dos Namorados no Brasil passou para o dia 12 de junho. Em anúncio publicado no jornal em 9 de junho de 1949, o slogan mudaria para “Dia dos Namorados - Véspera de Santo Antonio”. 

Vinha acompanhado da mensagem 

“nem só com beijos, se prova o amôr!”(*)

 mostrando um homem beijando a bochecha da amada, que arregalava os olhos, surpresa. A partir dali, a comemoração ganhou força no país e nunca mais passou por mudanças de data.

(*) grafia original


PRIMEIRO ANÚNCIO DE 1948, COM A DATA DE 13 DE JUNHO



Clique na imagem  dos anúncios para ampliar.




SEGUNDO ANÚNCIO DE 1949, JÁ COM A DATA DE 12 DE JUNHO







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!