terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Histórias da Marechal Floriano

Carnaval vem chegando e a Rua Larga , atual Marechal Floriano, teve seu nome gravado na história da folia.

REMEXENDO NO BAÚ...

Vale resgatar essa publicação do início do blog, de 2009,
comemorando os 90 anos do nascimento 
do carnaval nos bondes cariocas!


Pra ler ou reler!

Em 1928, os passageiros do bonde da linha São Januário promoveram uma batalha de confete para homenagear o veterano motorneiro Ivo Costa. Nascia, então, o carnaval no bonde.

A partir daí, os funcionários da Light, companhia responsável pelos bondes e com sede na Rua Larga, passaram a fantasiar os veículos, organizando diversos blocos que saíam da rua e percorriam a cidade

Um dos primeiros blocos de empregados da Light foi fundado pelo compositor Lamartine Babo, funcionário da empresa de 1920 a 24. Esse bloco, o Papa-Tudo, saía da Rua Larga no sábado de carnaval e se dirigia até a Galeria Cruzeiro, do Hotel Avenida, no Centro, hoje o Edifício Avenida Central. 

Na década de 50, o carnaval no bonde já era sucesso nos festejos carnavalescos da cidade.



Também, naquela época, muitos artistas da Rádio Nacional do Rio de Janeiro participavam dos shows realizados no antigo salão de recreio, da sede da Light.


Um comentário:

  1. Olá, tudo bem? Achei seu post muito interessante e gostaria de publicá-lo no jornal Folha da Rua Larga. Em primeiro lugar gostaria de saber se tenho a sua autorização e em segundo, se teria essa foto em melhor relosução para publicação, ou se teria alguma indicação de como posso conseguí-la. Meu e-mail: sachaleite@gmail.com Aguardo seu retorno. Muito obrigada!

    ResponderExcluir

Comente! Seja bem-vindo!