Carioca do Catete, Athos Bulcão
marcou a arte e a arquitetura do país,
inspirando gerações de artistas e ceramistas.
Aluísio Carvão
Ícone do movimento neoconcreto que ganhou força no final da década de 1950, o artista paraense Aluísio Carvão (1920-2001) deixou parte de seu legado no Rio, cidade em que viveu e pela qual era apaixonado. Um enorme painel de azulejos de sua autoria está fixado no muro da Rua Mário Ribeiro, no Leblon, no trecho compreendido entre as avenidas Visconde de Albuquerque e Bartolomeu Mitre. A composição foi feita pelo artista em 1996, a convite da prefeitura da época. Tem 300 metros quadrados e variações de cores e formas geométricas bem ao estilo neoconcreto.
Athos Bulcão
O movimento é uma das marcas registradas de Athos Bulcão em seu trabalho com azulejo. No Sambódromo, na Praça da Apoteose, um painel projetado pelo artista em 1983 ilustra bem esta característica. Com apenas um azulejo ele criou uma forma que não tem padrão.
O movimento é uma das marcas registradas de Athos Bulcão em seu trabalho com azulejo. No Sambódromo, na Praça da Apoteose, um painel projetado pelo artista em 1983 ilustra bem esta característica. Com apenas um azulejo ele criou uma forma que não tem padrão.
Djanira
Candido Portinari
Marco da arquitetura moderna brasileira, o Edifício Gustavo Capanema, no Centro, ganhou composições de azulejos à altura do sofisticado projeto para a época. Dois painéis individuais de Candido Portinari são as estrelas da parte externa: um nos pilotis, outro na lateral do prédio. Em tons de azul e branco, o artista reproduziu imagens de peixes, estrelas-do-mar, conchas e sereias, provavelmente pela proximidade do arranha-céu à Baía de Guanabara — no início dos anos 1940, quando foi inaugurado, ainda não havia o Aterro do Flamengo. Apesar de o edifício estar em reforma, é possível apreciar os azulejos de Portinari pela Av. Graça Aranha ou pela Rua Araújo Porto Alegre.
Marco da arquitetura moderna brasileira, o Edifício Gustavo Capanema, no Centro, ganhou composições de azulejos à altura do sofisticado projeto para a época. Dois painéis individuais de Candido Portinari são as estrelas da parte externa: um nos pilotis, outro na lateral do prédio. Em tons de azul e branco, o artista reproduziu imagens de peixes, estrelas-do-mar, conchas e sereias, provavelmente pela proximidade do arranha-céu à Baía de Guanabara — no início dos anos 1940, quando foi inaugurado, ainda não havia o Aterro do Flamengo. Apesar de o edifício estar em reforma, é possível apreciar os azulejos de Portinari pela Av. Graça Aranha ou pela Rua Araújo Porto Alegre.
Segundo o Iphan, existem 47.873 azulejos na totalidade das obras assinadas por Portinari no Edifício Gustavo Capanema
Adriana Varejão
Roberto Burle MarxBeirando o largo de carpas que espelha o céu no jardim do Instituto Moreira Salles - Rua Marquês de São Vicente 476 - , na Gávea, um painel modernista é assinado por Roberto Burle Marx (1909-1994), que, aliás, também projetou o jardim do casarão onde viveu o banqueiro e embaixador Walter Moreira Salles. Burle Marx se inspirou na figura das lavadeiras e nos próprios peixes para conceber o painel , em 1949.
Igreja Nossa Senhora da Saúde
Escadaria Selarón
Temos ainda...
Rio Minho. Aberto em 1884, o
restaurante goza do título de mais antigo da cidade. Azulejos portugueses desta
época decoram o interior, e um painel fixado nos anos 1970, a fachada. Rua do
Ouvidor 10, Centro.
Centro Cultural Laurinda Santos Lobo. Antiga residência do General Pinheiro Machado e do senador da república Joaquim da Silva, o casarão de 1907 abriga preciosos conjuntos de azulejaria belga, de tema floral. Rua Monte Alegre 306, Santa Teresa
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