terça-feira, 25 de junho de 2019

Arquitetura carioca... a "CASA SEM JANELAS"



Em Copacabana, 
uma construção recebe olhares atentos: 
a Casa Villiot
Ela parece não ter vista, parece não ter janelas.

Imagem relacionada


A Casa Villiot fica na Rua Sá Ferreira, nº 80,  e foi erguida para ser a residência do engenheiro civil Victor Villiot Martins (1882-1954), influente homem carioca do seu tempo, antes morador da Praia do Flamengo, n° 20, segundo o Almanak Laemmert do ano de 1909
As obras, projetadas na década de 1920 por Antônio Virzi, arquiteto importante do início do século XX, terminaram em 1929 e tiveram como construtores Jayme Machado e Umberto Kaulino, respeitados nomes deste mercado na época.

Imagem relacionada   Fachada lateral  Detalhe da volumetria


Detalhe da fonte no interior da casa  Vista do interior da sala  Detalhe da volumetria


Pela sua arquitetura a Casa Villiot foi apelidada de ‘casa sem janelas’. Ganhou esse apelido por realmente parecer não ter janelas. Uma olhada menos atenta à construção passa a ideia de que as paredes são fortalezas sem vista para o lado de fora ou circulação de ar.

Com 306 m² e dois pavimentos a construção foi protegida pela legislação municipal de tombamento em 1995, declarada de utilidade pública em 1996 sendo destinado à Secretaria Municipal da Cultura para ser transformado em equipamento de uso cultural, e desapropriada pela Prefeitura do Rio de Janeiro no ano 2000.

Abrigou o Centro de Referência da Música Carioca e atualmente uma placa em seu portão indica que no local funciona a Biblioteca Municipal Carlos Drummond de Andrade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!