quinta-feira, 23 de julho de 2020

A primeira foto da cidade do Rio de Janeiro, 1840







Reprodução em negativo de vidro feita pelo fotógrafo Marc Ferrez, na década de 1880.


Cerca de 9 minutos foi o tempo necessário para se obter uma das primeiras imagens do Rio de Janeiro, captada em janeiro de 1840 por Louis Comte. 

Louis Comte era capelão do navio francês que deveria ter dado a volta ao mundo mas que, por conta de uma série de problemas internos, jamais concluiu a viagem.
O Oriental-Hydrographe tinha o objetivo de proporcionar uma experiência em alto mar para jovens da elite francesa. No entanto, houve problemas desde o início: muitos desistiram logo nos primeiros dias. Também aconteceram desavenças entre a tripulação. Houve até registro de duelos dentro do navio. Por fim, a embarcação naufragou em Valparaíso, no litoral do Chile.

Antes disso, porém, o navio passou pelo Brasil – e foi nesse momento que a história da viagem cruzou com a do Rio de Janeiro.

Os tripulantes traziam cinco daguerreótipos a bordo. Um deles era usado por Louis Comte
Durante a permanência em terras cariocas, Louis Comte se hospedou no Hotel Pharoux, de onde fez a foto, de uma das janelas do quarto andar da hospedaria.

O tempo, que hoje se reduz a menos de 1 segundo para tirar uma fotografia e já ver o resultado, surpreendeu na época o Jornal do Commercio

“É preciso ter visto a coisa 
com os seus próprios olhos 
para poder fazer ideia da rapidez 
e do resultado da operação”, 

diz artigo publicado 
no dia 17 de janeiro de 1840


Essa era a primeira vez que um ensaio com um daguerreótipo, primeiro aparelho que possibilitou o processo fotográfico, chegava “do lado de cá”, como anunciou o jornal. 

A fotografia retrata o chafariz colonial no Largo do Paço, no centro do Rio de Janeiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!