sábado, 15 de maio de 2021

1971... há 50 anos no Rio, curiosidades cariocas


Fazia sucesso na TV, a novela das 19 horas, MINHA DOCE NAMORADA. De Vicente Sesso  com direção compartilhada de Daniel Filho, Régis Cardoso e Fernando Torres estreou em abril  e teve 242 capítulos. Nomes de peso como Sadi Cabral, Wanda Lacerda e Célia Biar fizeram parte do elenco, que lançava o casal sensação Claúdio Marzo e Regina Duarte.

A música de abertura foi a linda composição de Dori Caymmi e Nelson Mota na não menos linda voz de Eduardo Conde.


Clique e ouça




Outra canção que estourou há 50 anos foi VOCÊ ABUSOU, de Antonio Carlos e Jocafi.


Outro sucesso do ano foi o cabelo pigmaleão. Lançado em novela foi uma revolução em tempos de cabelos muito compridos. As mulheres começaram a cortar as madeixas, deixando a nuca longa.Elis Regina fez sucesso com ele na capa do emblemático LP de 1971, "ela". 




Com direção de produção de Nelson Motta, direção de estúdio de Roberto Menescal e arranjos de Chiquinho de Moraes, as 11 faixas se tornaram clássicos. Destaque para

"Ih! meu Deus do Céu" , de Ivan Lins e  Ronaldo Monteiro 
 "Black is Beautiful" , de Marcos e Paulo Sérgio Valle
 "Cinema Olympia" , de Caetano Veloso 
"Falei e Disse" , de Baden Powell / Paulo César Pinheiro 
e a emblemática 
 "Madalena", de Ivan Lins e  Ronaldo Monteiro 









Em 1971 Roberto Carlos lançou um álbum de transição, no qual ele já consagrado pelo público como o maior ídolo do cancioneiro nacional, conquista definitivamente o reconhecimento da crítica como um dos maiores criadores (em parceria com Erasmo Carlos) da nossa música. Tendo atingido os 30 anos de idade, o "balzaquiano" Roberto Carlos adentrava numa fase de maturidade assumindo de vez a sua veia romântica com a genial "Detalhes", marco zero de sua consagração como o maior cantor romântico do país.






Sucessos internacionais também povoaram os dias de 1971.

. IF, do conjunto Bread

O grupo Bread marcou a década de 70 com suas canções românticas, de apelo pop e com fortes elementos de rock, country, folk e pitadas de soul em sua mistura musical. O líder inconteste do time era o cantor, compositor e músico americano David Gates( na foto, o segundo da esquerda para a direita)






. MERCY MERCY ME
(The Ecology) - Marvin Gaye 


O cinema chegou com dois grandes sucessos: Love story e Ensina-me a viver .

Love Story, que tornou célebre a frase "Amar é nunca ter de pedir perdão", levou multidões ao carioca Cine Veneza. Filas intermináveis que se estenderam pela avenida Pasteur, por muitas semanas.




Os jornais publicavam...






Ensina-me a Viver , foi igualmente emocionante. 



DUAS CURIOSIDADES:

1. 



2. Em 29 de julho de 1971, uma quinta-feira, o Rio ainda era a capital do estado da Guanabara. E a construção da Ponte Rio-Niterói caminhava lentamente.

Onze dias antes, Pelé havia se despedido da Seleção num amistoso contra a Iugoslávia no Maracanã. Ainda naquele mês, dois outros gênios, Jim Morrison e Louis Armstrong, deixavam a vida para adentrar a eternidade.

Também naquele 29 de julho de 71, num Flamengo x Vasco pela Taça Guanabara, no Maracanã, o então técnico rubro-negro, o paraguaio Fleitas Solich, lançou entre os profissionais, com a camisa 7, um menino miúdo e bom de bola chamado ...Zico.

Sabem quem é?

Resultado: Flamengo 2 x 1 Vasco.

Time do Flamengo: Ubirajara; Murilo, Washington (Onça), Fred e Tinteiro; Liminha e Tales (Chiquinho); Zico, Nei, Fio e Rodrigues Neto.

Começava ali uma grande história!


É isso. 
Algumas coisas 
do que se viveu 
há 50 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!