sexta-feira, 28 de maio de 2021

O reboque do Urubu, em Copacabana



Rua Francisco Otaviano abrigava várias oficinas, entre elas a loja de Fiorindo Troisi no nº 45, telefone 279383. 

Era em frente à oficina do Gino Bianco que ficava estacionado o reboque do Urubu, antigo mecânico do Gino, até que brigaram e Urubu passou a estacionar o reboque defronte ao nº 37, logo ao lado, onde funcionava o Bar e Restaurante Igrejinha de Copacabana.

Isaias da Silva era o nome do Urubu e Pega Firme era seu fiel cão. O reboque, Soneca. 




Para chamar o reboque do Urubu se ligava para o Bar Igrejinha, telefone 27-0485.


"Urubu" e "Pega Firme" moravam juntos na boleia de um velho caminhão International. O carro tinha pneus carecas e por mais de vinte anos, caindo aos pedaços, vivia pedindo pintura - e água para o radiador não ferver. Mas, nunca deixou de atender, de dia ou à noite, as chamadas para reboque, ou trabalhos de pequena mecânica. Os fregueses eram Cadillacs e Impalas de Copacabana da Zona Sul do Rio.

Isaias da Silva  sempre vestido com o mesmo macacão sujo de graxa, a quem o carioca apelidou de Urubu, "era o dono do mais engraçado carro-reboque do Rio". Pega Firme, o amigo sincero de Urubu, era um vira-latas branco, que tempo e graxa deixaram cinzento. e lhe deram uma cor indefinível. E Soneca, o carro-reboque.

Todo mundo conhecia o Urubu, seu carro e seu cão. Muita gente sabia de cor o telefone do bar Igrejinha, em frente à TV-Rio, onde davam recados ao mecânico, que estava sempre ali pelo Posto 6, perto da boate Pigalle e da TV Rio.


O carro de Urubu é um Mercury 53, com rodas de um Dodge Dart.



"Soneca" atendia a uma média de 8 pedidos de socorro por dia e o preço de Urubu variava de acordo com a cara do freguês. Diziam que estaria rico e  até seria dono de um apartamento luxuoso.

Urubu começou trabalhando na oficina Meridional, na Rua Francisco Otaviano, onde depois foi  o bingo Arpoador. A oficina pertencia ao lendário Gino Bianco, que foi seu protetor até uma briga feia que tiveram por causa da bebida, vício maior do mecânico. E, também, Urubu também era viciado em jogo do bicho.

No seu cartão vinha escrito 

"Seu carro enguiçou? Chame o Urubu (vulgo Isaías)".








Urubu morreu de cirrose nos anos 80. 


Um comentário:

Comente! Seja bem-vindo!