quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Orfeu da Conceição, 1956



Há 65 anos...


A peça “Orfeu da Conceição”, escrita por Vinicius de Moraes foi encenada pela primeira vez em setembro de 1956, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

A temporada curta não foi suficiente para cobrir os gastos. A cenografia foi assinada por ninguém menos do que Oscar Niemeyer. “Orfeu da Conceição” foi escrito em decassílabos, intercalados pelas canções de Tom Jobim. Mas a grande sacada de Vinicius foi enxergar alguma similaridade entre a vida nas favelas cariocas e as celebrações da Grécia antiga. Surgia aí a ideia de levar o mito grego de Orfeu para o morro. O elenco era inteiramente formado por 45 atores, todos negros.


cartaz da peça






Cenário para a peça de Oscar Niemeyer




Grandes fotógrafos da imprensa brasileira da época cobriram os ensaios da peça. José Medeiros, fotógrafo da famosa revista O Cruzeiro, foi um dos nomes que registraram os bastidores de preparação para o Orfeu da Conceição.








reportagem da Revista do Globo




Uma curiosidade

Foi também por causa de Orfeu da Conceição que Vinícius iniciou sua parceria brilhante com Tom Jobim. Através de Lucio Rangel, o poeta conhece o compositor e ambos trabalham na trilha sonora da peça.

Após ser apresentado a Vinícius de Morais e receber o convite para fazer com ele a música de Orfeu, Tom pergunta a Vinícius...


"Tem um
dinheirinho
nisso aí?"





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!