segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Cristo Redentor, 90 anos!



Cristo Redentor,
braços abertos sobre a Guanabara...

12 de outubro de 1931. Há 90 anos, o cardeal-arcebispo do Rio, Dom Sebastião Leme, embarcou no primeiro trem, que, em seguida, levou o então chefe do Governo Provisório, Getúlio Vargas.

O Cristo Redentor abriu oficialmente seus braços sobre a Guanabara às 11h15m de 12 de outubro de 1931. Desde o amanhecer daquele dia, uma multidão começou a se encaminhar para o alto do Corcovado, tentando se aproximar o máximo possível da estátua de 30 metros (sobre uma base de oito metros), cuja construção começara cinco anos antes.

Acompanhado de outros religiosos, o cardeal-arcebispo do Rio, dom Sebastião Leme, embarcou no primeiro trem que deixou a estação da Estrada de Ferro do Corcovado. Na viagem seguinte, subiu o chefe do Governo Provisório, Getúlio Vargas, acompanhado de ministros e personalidades.

A cerimônia durou cerca de duas horas, mas o público continuou lotando o alto do morro e as festividades seguiram ao longo do dia. Na noite de 12 de outubro, quando o Cristo foi iluminado, o monumento à redenção começava a virar um símbolo além das fronteiras do catolicismo.

A estátua de concreto armado revestida de pedra-sabão fica a 710 metros de altura. O Corcovado foi escolhido durante uma assembleia do Círculo Católico — associação que reunia leigos católicos —, numa votação em que concorreram o Pão de Açúcar e o Morro de Santo Antônio, no Centro.

Em outra assembleia, foi aprovado o projeto do arquiteto carioca Heitor de Silva Costa, cujo desenho sofreu modificações até chegar à forma final, em 1923. Em 1929, a pedido de dom Sebastião Leme, o monumento, que é oco, ganhou ao longo da obra um coração, que pode ser visto tanto por fora como por dentro da estátua.




Vale (re)ler mais dessa história na comemoração dos 90 anos.



CLIQUE AQUI!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!