terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Para ouvir, de novo, anos depois...


Em 1983, rádio FM era o máximo. 

Graças a uma rádio que inovou essa tal de frequência modulada, antes uma coisa de consultório. Por isso ela reinou , absoluta: a Rádio Cidade do Rio de Janeiro, 102,9 MHZ.

Seu diferencial? Poderia dizer que a programação, mas principalmente as vozes marcantes de seus locutores.

O bate-papo entre eles nas passagens de horário era um sucesso tão grande quanto as atrações musicais, pela brincadeira, descontração e o bom humor dos diálogos. Com certeza esse foi o diferencial da rádio. Que vozes! Fernando Mansur, Eládio Sandoval, Monica Venerabile, Paulo Martins, Romilson Luis, Jaguar, Mario Lúcio ...




Com a Rádio Cidade o Brasil experimentou uma linguagem nova. Entre 1977 e 1984, ela foi imbatível e se firmou como uma das FMs mais fortes do Rio de Janeiro e uma das mais influentes no Brasil. Ela criou uma forma de se fazer rádio que, em pouco tempo, se tornou um padrão para as rádios voltadas ao público jovem em todo o país.
Inesquecíveis suas vinhetas!

Uma delas tem a ver com essa época: o lindo Tributo a Lamartine, de 1983.

E vale lembrar.

Pra matar as saudades de um tempo. Pra matar as saudades da carioca Radio Cidade, que não existe mais, mas que continua a tocar na rádio da minha memória afetiva.

Clique AQUI  ...e se delicie com o lindo tributo! 


" Quero mandar pra longe a tristeza
Numa festa sem igual..."




3 comentários:

  1. Comecei ouvindo a Nacional - PRE-8 =1000 Kc (naquele tempo se lava "kilociclos" e não "kilohertz".
    Depois veio a Tamoio - PRB-7 - 900 Kc - "No meio do dial" - "Música, exclusivamente música". E o famosíssimo programa "Músicas na Passarela..."
    Depois foi a Mundial, 860 Khz, com Jorge da Silva,o Majestade...
    Surgiram as FM - Tupi, JB, Cidade...E a grande, gradissíssima, maravilhosa, recém falecida...ANTENA UM, 103,7...A LIGHT FM DO RIO...Agora só escuto a MPB FM, 90,3...

    ResponderExcluir
  2. Meus ouvidos percorreram, praticamente, os mesmos caminhos sonoros que os seus.
    Vale destacar que muitas emissoras FMs, que fizeram sucesso pós Rádio Cidade, tiveram capitaneando seus barcos, remanescentes da Rádio Cidade, que de lá sairam. Antena Um, por exemplo, e a saborosa MPB FM, dirigida pelo sempre excelente Mansur da... Radio Cidade.
    Obrigada pelo seu comentário.
    Abs,
    Elizabeth

    ResponderExcluir
  3. Realmente você esta de parabéns pelo Blog. A lembrança da Radio Cidade foi fantástica. Ainda lembro que havia a competição entre a Radio cidade e a Transamérica. As vezes uma roubava o locutor da outra.

    Abraços, Nelson "Clube da Naftalina"

    ResponderExcluir

Comente! Seja bem-vindo!