domingo, 14 de março de 2010

Pedra da Gávea e a igrejinha

A Pedra da Gávea em 1918.
e, também, presente e isolada a Igreja de São Conrado.

A foto, abaixo, foi enviada pela amiga do blog Sheila Romsy. Pertencia ao seu tio e seu primo Fernando Oliveira Mateus a achou em seus guardados.

Agradecimentos a ambos pela gentileza da cessão.

A imagem nos leva a rever a história da Igrejinha de São Conrado, como é chamada.

A igreja começou com o lançamento de sua pedra fundamental em 16 de junho de 1914, sendo inaugurada em 29 de junho de 1916.
Sua construção foi financiada pelo Comendador Conrado Jacob de Niemeyer que escolheu para padroeiro São Conrado, por ser este nome uma constante através de gerações em sua família.
Lá além da missa uma ou duas vezes por mês, era ponto de encontro dos moradores e sitiantes da praia da Gávea e arredores.

O projeto simples de arquitetura foi de um engenheiro dinamarquês, amigo de Conrado Niemeyer. A imagem de São Conrado, que veio da Alemanha e era toda feita em madeira deu origem à mudança do nome do bairro.

A igrejinha foi mantida durante muitos anos pelos filhos de Conrado Niemeyer e após sua morte doada à Mitra. À época do Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara a Igreja de São Conrado tornou-se paróquia e começou a ser restaurada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!