sábado, 5 de janeiro de 2013

BANDA BLACK RIO


Banda Black Rio foi um grupo carioca formado, em 1976, pelo saxofonista Oberdan Magalhães, pelo trompetista José Carlos Barroso (Barrosinho) juntamente com o guitarrista Claudio Stevenson, o baterista Luiz Carlos Batera, o baixista Jamil Joanes, Lucio Trombone e o tecladista Cristóvão Bastos com repertório fundamentado na música funk misturada com samba, jazz e ritmos brasileiros.

Oberdan Magalhães e Barrosinho integraram, entre o final da década de 60 e início da década de 70, o grupo Abolição, grupo esse que acompanhava o pianista Dom Salvador, e com quem, em 1971, gravaram o álbum "Som, Sangue e Raça".
Ainda na década de 70, Salvador resolve morar em Nova York; com isso, Barrosinho e Oberdan resolvem criar um nova banda, a "Banda Black Rio"

A banda gravou 4 discos: Maria Fumaça, produzido por Mazola, foi o primeiro álbum, originalmente lançado em 1977.





E no mesmo ano a canção que dá nome ao álbum foi o tema de abertura da telenovela Locomotivas da Rede Globo.




A abertura da novela




Gafieira Universal, o segundo, foi produzido por Durval Ferreira e lançado em 1978.Esse álbum marcou a estréia do grupo na RCA.




O terceiro álbum, Saci Pererê, foi lançado em 1980. 





O quarto, Bicho Baile Show,  foi com o cantor Caetano Veloso, show gravado ao vivo no Teatro Carlos Gomes no Rio,em 1978 . Mas so foi lançado pela Universal em 2002. 




O grupo foi desfeito em 1985, um ano apos a morte de Oberdan Magalhaes. 

Anos depois a banda  foi reeditada e hoje é capitaneada pelo filho de Oberdan , com nova formação, seguindo o estilo original da primeira banda e fazendo muito sucesso na Europa.

A formação original em recente apresentação em Paris.


Esse é o verdadeiro funk carioca. Ritmo, criatividade, elegância, musicalidade ímpar.
Não o lixo musical que a midia insiste em divulgar para faturar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!