quarta-feira, 19 de junho de 2013

Dzi Croquettes novamente no Rio

No início da violenta década de 1970, 13 homens subiram ao palco munidos de ideias revolucionárias e um lema: “Só o amor constrói”.

Eram os Dzi Croquettes.


O grupo era formado por Lennie Dale, Wagner Ribeiro, Cláudio Gaya, Cláudio Tovar, Ciro Barcelos, Reginaldo de Poli, Bayard Tonelli, Rogério de Poli, Paulo Bacellar, Benedictus Lacerda, Carlinhos Machado, Eloy Simões e Américo Issa -  cenógrafo e iluminador do grupo - que viviam juntos, formando uma comunidade.

Com performances de homens com barba cultivada e pernas cabeludas, que contrastavam com sapatos de salto alto e roupas femininas, o grupo se tornou um enorme mito na cena teatral brasileira e parisiense nos anos 70.

O grupo que, apesar de ter influenciado o cenário artístico nacional e internacional, ficou meio esquecido durante 30 anos, mas ressurge em livro e mostra,  no Teatro Glauce Rocha, ambos batizados de ‘Dzi Croquettes — Te Contei?’.

Somente quatro dos Dzi originais, estão vivos.

Mas um novo espetáculo também vem à cena: ‘Dzi Croquettes em Bandália’, com novas danças, elenco e assuntos atuais, que faz nova temporada no Glauce Rocha a partir do dia 29.

Dzi Croquettes também se transformou em um documentário premiado mundo afora, com direção de Tatiana Issa e Raphael Alvarez , em 2009, com Marília Pera, Cláudia Raia, Liza Minnelli, entre outros. 

Vale a pena assistir!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!