segunda-feira, 22 de julho de 2013

A JMJ e o Rio que mora no mar...5


GUARATIBA, local escolhido para a vigília e a missa do envio é um bairro a muitos quilômetros do  Centro do Rio, separado do resto da cidade pela Serra da Grota Funda e ainda guarda características interioranas. 
A vigília e a missa se dariam - em virtude das chuvas foram transferidas para Copacabana -  em duas fazendas - Mato Alto e Vila Mar - que hoje têm uma antiga locomotiva restaurada pelos proprietários que circula na propriedade e gado pastando.
Seriam criados corredores de peregrinação até as duas fazendas em Guaratiba escolhidas.

 Vista aérea de Guaratiba
O contraste da locomotiva e ao fundo o BRT

 
O trajeto poderia chegar a 13 quilômetros, conforme a rota escolhida.

O primeiro deles seguiria pela
  • Avenida das Américas, a partir do Recreio dos Bandeirantes;
  • o segundo , pela Avenida Brasil, na altura de Guaratiba;
  • e o terceiro, de Santa Cruz.

GUARATIBA, é um termo oriundo da língua tupi que significa "ajuntamento de guarás", através da junção dos termos agwa'rá  - guará -  e tyba  - ajuntamento.

Encravada ao pé da Grota Funda, estendendo-se até a Baía de Sepetiba, abrangendo os seus canais de acesso, bem como a barra para o oceano, Guaratiba é o bairro que apresenta uma das menores densidades demográficas da cidade do Rio de Janeiro.  De grande extensão territorial,  ainda dispõe de grandes áreas desocupadas  que apresentam, em sua maioria, uma vegetação rasteira, apicum e grandes manguezais. Em suas encostas, encontra-se mata atlântica e também muitos bananais e belíssimas trilhas ecológicas com acesso ao Parque Estadual da Pedra Branca.

Guaratiba inclui sub-bairros como Santa Clara, Correia - onde se situa a empresa multinacional Michelin -  o Jardim Maravilha, o Jardim Cláudia Maria e o Jardim Cinco Marias (antiga Covanca), como também parte do Monteiro, divisa com o bairro Campo Grande, junto ao rio Cabuçu, um dos afluentes do rio Piraquê, que desemboca na baía de Sepetiba e o bairro Ilha de Guaratiba.

A Ilha de Guaratiba não é uma ilha.

Tem esse nome pela característica da época onde os pequenos riachos encontravam-se formando uma verdadeira ilha desordenada.  Mas há também outra versão para a  denominação. Teria se originado da corruptela do nome de um antigo morador que detinha vários alqueres de terras, o sr. WILLIAN, ou Willian de Guaratiba. Com o tempo, para se referir à área onde se encontrava a propriedade do sr. Willian, em vez de mencionar "Willian de Guaratiba", o local passou a ser chamado de Ilha de Guaratiba.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!