sábado, 19 de outubro de 2013

Vinicius de Moraes, 100 anos, mais curiosidades

Nas últimas semanas, a reportagem da ÉPOCA vasculhou seu acervo pessoal e localizou dez letras inéditas de canções de Vinícius de Moraes.

 São músicas em parceria com Tom Jobim, Carlos Lyra, Baden Powell e Toquinho. Também surge do baú a revelação de uma parceria surpreendente: Vinícius com João Gilberto. É um encontro raro, até hoje desconhecido, de dois expoentes da Bossa Nova.

As letras estavam no arquivo de Vinícius na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro.



 Depois de compor “Goste de mim”, Vinícius e Carlos Lyra consideraram que a música não cabia em seus repertórios. “Saudade de lá”, também dos dois, foi escrita para a peça Pobre menina rica, de 1959. Acabou engavetada, porque o espetáculo ficou longo demais.

Outra canção, “Desafio”, em parceria com Baden Powell, não veio à luz por desavença entre os parceiros.

As músicas encontradas trazem versos à altura do talento e da criatividade de Vinícius. É o caso de versos melodiosos, como o samba vai sair com suas cores, seus enredos, seus amores, seus pastores mais gentis (de “Desafio”).

Ou do jogo de palavras terra seca mais danada, não dá nada, dá saudade (de “Saudade de lá”).

O resgate das músicas pode gerar, quem sabe, um álbum de inéditas .Carlos Lyra e Francis Hime, pretendem musicar as letras de “Amando demais” e “Tema do Francis”, cuja melodia se perdeu.

As letras de duas canções inéditas de João Gilberto feitas em parceria com Vinícius estavam datilografadas e continham algumas rasuras, com a caligrafia de Vinícius. Falam de amor, flor e dor, como era comum nos primórdios da Bossa Nova.Como não havia partitura, não é possível avaliar a qualidade das canções. João Gilberto, que vive recluso em seu apartamento no Rio, confirmou a parceria, mas não deu detalhes.

A dupla de João Gilberto com Vinícius é ainda mais surpreendente pela distância das duas personalidades.
 
João Gilberto, pouco afeito ao convívio, é o oposto de Vinícius, sujeito gregário que escolhia suas parcerias pela amizade. 

Os dois chegaram até a se estranhar na década de 1960.

Um primeiro atrito aconteceu por causa de amortecedores de automóvel. Em janeiro de 1963, Vinícius escreveu a Tom: “João passou por aqui e fez uma de suas gilbertadas: não me telefonou nem procurou. Não sei se por que esqueceu (ou gastou o dinheiro) (...) que eu lhe mandara para me conseguir dois amortecedores dianteiros para o Mercedes”. Em dezembro daquele ano, Vinícius tomou um bolo de João Gilberto na Itália. Ele estava de passagem por Roma, João Gilberto estava em Paris. Conversaram ao telefone. João Gilberto disse que precisava muito encontrá-lo. Vinícius passou uma semana num hotel com diárias caras para esperá-lo. João Gilberto não apareceu.

A dupla Tom e Vinícius, a mais famosa da música brasileira produziu perto de 60 canções. Como tudo em que puseram a mão virou ouro, não ficou praticamente nada na gaveta. As duas letras encontradas agora são uma surpresa até para seus herdeiros.

A parceria com Carlos Lyra deixou pelo menos duas músicas inéditas. Uma delas, “Goste de mim”, tem ritmo de Bossa Nova e foi criada naquele início da década de 1960. Nenhum dos dois parceiros gravou. “Há música que não tem carreira. A gente espera que alguém se interesse, que alguém grave, mas não acontece”, diz Lyra. A segunda canção é um xote com título “Saudade que dá”, composta para a peça musical Pobre menina rica, escrita em 1962.

A última parceria de Vinícius, com o músico Toquinho, foi a que rendeu uma produção mais extensa. A dupla compôs 85 músicas, gravou cerca de 30 discos e fez mais de 1.000 shows no Brasil e no exterior. Foi a fase mais popular de Vinícius.  A música inédita da dupla foi uma das únicas canções da dupla, que foi censurada. Ela seria o tema de abertura da novela O Bem-Amado, de Dias Gomes, a primeira em cores da televisão brasileira.

Curta alguma letras perdidas

"Veleiro vai"Edu Lobo e Vinícius de Moraes

Vaga, meu veleiro inocente
Tua vela contente, vento sul
Vai indo, vai veleiro!
Vai , tua vela vai longe
Tua vela vai lindo neste azul...
Ruma para a ilha perdida
Uma ilha esquecida, vida
Vida e amor...
Venho de uma terra tão triste
Onde o amor não existe
Sem adeus...
Tenho, meu veloz veleirinho
Que encontrei meu caminho
De esperança
Lança a âncora agora
Teu amor não demora
Ah, que saudade! Ah, que tristeza!
Lança âncora agora
Meu veleiro da aurora...


(Petrópolis, 17 de março de 1966)

CURIOSIDADE:
Posteriormente, Lobo acabou passando a melodia, de sua autoria, para Torquato Neto, e surgiu, então, "Veleiro". 

"Menininho triste"
Tom Jobim e Vinícius de Moraes
Menininho triste
Espiando na janela
O rostinho triste
Colado na vidraça
A gente que passa
Nem sabe que existe
Um menininho triste
Cheio de saudade.

Saudade de alguém
Alguém que nunca vem
Alguém que não vem mais...

Você não se importe
menininho triste
O amor é mais forte
Que a sua tristeza
Há uma menininha
Que é uma beleza
E sempre que passa
Olha pra você

E um dia vai chegar
E ser só de você
E nunca mais partir...

dá/mas não – dá



"O primeiro amor"
João Gilberto e Vinícius de Moraes
Onde está
O meu primeiro amor
E a canção que eu fiz
A canção...
Estará
Nos versos que não diz
O meu coração

Onde estará a flor
Que eu dei ao meu primeiro amor?

Se morreu
Ai não morreu em vão
Porque reviveu
Na canção que eu fiz
Na canção feliz
Que nasceu.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!