quarta-feira, 26 de março de 2014

Gazeta do Rio de Janeiro

A Gazeta do Rio de Janeiro  foi o primeiro jornal impresso no Brasil. Foi fundado em 10 de setembro de 1808 e circulava duas vezes por semana na capital carioca.

Até à sua publicação, era terminantemente proibido aos habitantes do Brasil o acesso a publicações.



primeiro número



Feito pela Imprensa Régia, órgão que atualmente publica o Diário Oficial da União, o jornal divulgava basicamente comunicados oficiais e publicações sobre decisões reais.

Até 1812, o informativo era dirigido pelo frei Tibúrcio José da Rocha, substituído depois pelo coronel Manuel Ferreira de Araújo Guimarães e por Francisco Ferreira Goulart. A Gazeta também apresentava – mesmo que de forma superficial e de acordo com os interesses portugueses – notícias sobre a política internacional, obras e textos científicos.

Em 1821, o jornal passou a se chamar apenas Gazeta do Rio e com a Independência do Brasil, em 1822, a publicação foi extinta e substituída pelo jornal Diário Fluminense, criado pelo Imperador D. Pedro I.

 
DUAS CURIOSIDADES:

  • Todo material da Gazeta do Rio de Janeiro passava por censura prévia.
  • Antes de o governo português publicar a Gazeta do Rio de Janeiro, Hipólito José da Costa lançou no Brasil, em 1° de julho de 1808, o jornal Correio Braziliense, que foi impresso em Londres, na Inglaterra e trazido clandestinamente para o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!