terça-feira, 17 de janeiro de 2017

A primeira mulher a usar o biquíni em terras brasileiras.

Em 1948, a modelo e estilista Miriam Etz,
 confeccionou uma roupa de praia lançada na França 
 e fazendo uso da novidade
foi à
...Praia do Arpoador. 

Anos 40: Em 1948, a alemã Miriam Etz foi a primeira mulher a vestir um biquíni no Brasil, na Praia do Diabo. Causou furor na época. Mal sabiam o que estava por virFoto: Reprodução
Alemã de nascimento, fugiu da sua terra natal no início da década de 1930 em virtude das perseguições nazistas aos judeus, passando a morar na Holanda e na Inglaterra por um tempo, até fixar residência no Brasil em 1936.

Filha de um professor da faculdade de Belas Artes, Erna Miriam Etz Kaufmann conheceu o marido em Londres. Pintor como ela casaram-se por lá e decidiram então vir ao Brasil, onde tinham alguns conhecidos. 


A adaptação da alemã Miriam Etz ao Brasil foi completa. Na sua casa comia-se arroz com feijão, sete meses após desembarcar no Rio, teve a primeira filha, deu-lhe o nome de Iracema - que ficou conhecida como Ira e se tornou musa do Arpoador nos anos 50 -  e fazia questão de falar português corretamente e por isso  acabou se tornando mais brasileira -e carioca- do que muitos que por aqui nasceram.

Num belo dia, Miriam quis ir à praia. Vestiu o traje de banho que ela mesma havia confeccionado e foi para o Arpoador. 

Causou um tremendo alvoroço. Chamou a atenção dos banhistas e por esta fato, é considerada a  
 a primeira mulher a usar o biquíni em terras brasileiras.



Nos últimos tempos, morava em Nova Friburgo, pra onde foi depois de se aposentar, após seu tempo de alta executiva da Avon,
Desenvolveu uma técnica própria e especial de vários elementos para criar suas pinturas e aquarelas,  belíssimos trabalhos que apresentou em inúmeras exposições.

Viúva por 21 anos - ficou casada por mais de 50 anos com o publicitário e pintor Hans Etz - morreu aos 95 anos em 2010. Teve dois filhos, seis netos, e 12 bisnetos.



  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!