sábado, 17 de março de 2018

Revisitando...Villa-Lobos!




MARÇO É O MÊS DO ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO DE VILLA-LOBOS.

Mas, ninguém lembra mais. E não faz mais disso,  notícia.
Infelizmente!

Foi a partir de Villa-Lobos que surgiu, no Brasil,  o Canto Orfeônico. 

Um fato marcante:em 1940, ele regendo 40.000 estudantes no Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro.
Em 1942, há 70 anos, criou o Conservatório Nacional de Canto Orfeônico, que objetivava formar candidatos ao Magistério Orfeônico nas Escolas Primárias e Secundárias, além de estudar e elaborar diretrizes para o Ensino do Canto Orfeônico no Brasil, promover trabalhos de Musicologia Brasileira, realizar gravações de discos, etc.


Villa-Lobos regendo um Orfeão em 1942
(foto/reprodução internet)

No Projeto Aquarius dedicado a Villa Lobos, em outubro de 2005, na Praia de Copacabana, asMeninas Cantoras de Petrópolis e Orquestra Sinfônica Brasileira, apresentaram duas peças de Villa Lobos: Canto do Pajé Estela é Lua Nova com arranjos de Jotinha de Moraes.



 Nos anos 60 aprendi Canto Coral, no Conservatório Brasileiro de Música, ali na Avenida Graça Aranha, no Centro, com o professor Vieira Brandão,  discípulo de Villa-Lobos, e vivi a magia desse universo. Maravilhoso!

Esquecido durante muito tempo,  o canto em coral ressurgiu, um pouco, o pela influência de um seriado americano, GLEE, que incentivou grupos de escolas e amigos, aparecendo aqui e ali.

Mas precisamos (re)fazer isso, e bem, calcados nas nossas raízes!

Certa vez Villa-Lobos disse...
"O Brasil já tem uma forma geográfica de um coração. Todo Brasileiro tem esse coração. A Música vai de uma Alma à outra. Os pássaros conversam pela Música; eles têm coração. Tudo o que se sente na vida se sente no coração. O coração é o metrônomo da vida. E há muita gente na Humanidade que se esquece disso. Justamente o que mais precisa a Humanidade é de um metrônomo. Se houvesse alguém no mundo que pudesse colocar um metrônomo no 'cimo da Terra', talvez estivéssemos mais próximo da Paz. Por que se desentendem, vivem descompassados Raças e Povos? Porque não se lembram do metrônomo que guardam no peito: o coração. Foi fadado por Deus justamente no Brasil possuir uma forma geométrica de coração e haver um ritmo palpitante em toda a sua Raça..." 


Precisamos ouvir mais Villa-Lobos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!