quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

As enchentes cariocas


A história do Rio de Janeiro 
se confunde com a história das suas enchentes.

Essas verdadeiras catástrofes urbanas foram  também, desde princípios do povoamento urbano, registradas em escritos de viajantes, desenhos e pinturas, bem como por obras literárias.

Celebro – ó tromba d’água! 
Ó portadora Da ira celestial 
– Celebro a grande fúria rugidora 
Com que alagaste o leito da Central! 

Fantasio, pseudônimo de Olavo Bilac 
(Gazeta de Notícias, 5 de março de 1896) 


Na época da fundação da cidade de São Sebastião, em 1575, o padre José de Anchieta, ao escrever uma carta para outro religioso jesuíta, descreve a fúria e ESCRITOS VI 248 a grande intensidade com que a água das chuvas destruía a cidade:

“[...] choveu tanto que se encheu e rebentaram as fontes [...]”.

Outros registros de memória sobre as grandes inundações datam de 1711, coincidindo com a chegada dos franceses ao Rio de Janeiro. A invasão foi liderada por Duguay-Trouin, e os franceses, na noite de 21, após terem rendido a ilha das Cobras, deram início ao famoso bombardeio da cidade sob intenso temporal que alagou o Rio de Janeiro. De certa forma, a chuva e o alagamento da cidade facilitaram a vitória dos franceses.

 José Vieira Fazenda, por exemplo, faz referência às chuvas...

" Forçada a barra do Rio de Janeiro e apoderando-se da ilha das Cobras, iniciou o célebre marítimo o bombardeio da cidade. “Noite espantosa, noite terrível (diz testemunha ocular)! O seu silêncio repentinamente se perturba pelas descargas de toda a artilharia. Ao mesmo tempo se cobre o céu com horrorosa tempestade..."

Também existem notícias de que uma grande chuva, precedida por ventos fortíssimos, atingiu o Rio de Janeiro no ano de 1756, a partir das 13 horas do dia 4 de abril.  Um registro de Balthazar da Silva Lisboa narra que o terror se apoderou dos habitantes. De acordo com o cronista, as águas subiram de tal maneira que inundaram a rua do Ouvidor (Miguel Couto) e entraram pelas portas das casas. Formou-se um rio que ia da região entre o Valongo (praça Mauá) até a igreja do Rosário (Rosário, esquina da avenida Rio Branco).

 "...choveu tão grossa e copiosa chuva, precedida de veementes concussões do ar, e espantosos furacões, 
por três dias sem interrupção..."

No século XIX aconteceram várias enchentes no Rio de Janeiro. A principal delas foi a de 10 a 17 de fevereiro de 1811, conhecida como “Águas do Monte”. D. João VI, tendo chegado de Portugal poucos anos antes, exigiu um inquérito sobre a enchente  e, mais que a vontade de Deus, as causas encontradas eram “a falta de conservação das valas e drenos pelos entulhos e lixos e demais imundícies lançados nelas”.

Machado de Assis descreve poeticamente as chuvas de 1811 em uma crônica d’A Semana, em 2 de fevereiro de 1896: 

"Pior que tudo, porém, se a tradição não mente, foram as águas do monte, assim chamadas por terem feito desabar parte do morro do Castelo. Sabes que essas águas caíram em 1811 e duraram sete dias deste mês de fevereiro. Parece que o nosso século, nascido com água, não quer morrer sem ela. Não menos parece que o morro do Castelo, cansado de esperar que o arrasem, segundo velhos planos, está resoluto a prosseguir e acabar a obra de 1811. Naquele ano chegaram a andar canoas pelas ruas; assim se comprou e vendeu, assim se fizeram visitas e salvamentos. Também é possível, como ainda viviam náiades, que assim as fossem buscar as fontes. Talvez até se pescassem amores."

Outras enchentes históricas ocorreram no Rio de Janeiro do século XIX em 1833, 1862 e 1864. Esta última, por ser originária de uma chuva de granizo que destelhou toda a cidade, ficou conhecida como “Chuva de Pedra”.

UMA CURIOSIDADE: os médicos daquela época pensavam que os grandes temporais melhoravam a qualidade do ar. 

Os registros de memória das chuvas se tornam mais frequentes ao longo dos séculos XIX e XX.
A urbanização do Rio de Janeiro levou ao aumento, e não à diminuição, das enchentes históricas ao longo do século XX. Isto aconteceu pelo planejamento urbano que canalizou rios, construiu em áreas alagadas e aterrou extensas áreas da baía de Guanabara.

Em 1906, as chuvas de verão inundaram o Rio de Janeiro – mais uma vez. A inundação naquele ano tinha, contudo, um sabor mais amargo. A capital da República vivia as reformas urbanas de Pereira Passos. Jornais e revistas publicavam cartas indignadas de moradores que viam as tentativas de transformação do Rio em uma cidade ordenada e civilizada irem literalmente por água abaixo.  Nas páginas das revistas ilustradas, chargistas ironizavam a impotência do Estado e pediam “bondes submarinos” ou “aéreos”, únicos meios de locomoção possíveis nos dias de enchente. Ao longo da Primeira República, praticamente todo ano, o Rio de Janeiro sofreu com enchentes.

Com o advento da fotografia, ela passa a registrar.

. na revista A Careta, n 148, sobre a enchente de 1911.





. revista  A Careta n 1029,  1928



Um comentário:

  1. Olá. Estou fascinado pelo blog. Quem é o autor? Poderia me passar um e-mail para nos comunicarmos?
    Atenciosamente, Guilherme

    ResponderExcluir

Comente! Seja bem-vindo!