quarta-feira, 17 de abril de 2019

As amêndoas da Quinta- Feira Santa




O reverendo Robert Walsh foi um médico e capelão que chegou ao Rio de Janeiro em outubro de 1828, aos 56 anos. Em sua obra intitulada Notícias do Brasil: 1828-1829, publicada em 1830 e traduzido para o português em 1985, apresenta um breve resumo dos principais fatos que ocorreram aqui. Descreve com grande riqueza e precisão de detalhes fatos importantes 

e também os do cotidiano.

Assim ele descreve um costume 
que se perdeu da Quinta-Feira Santa carioca:
 as amêndoas


" Na noite da Quinta-Feira Santa era realizada uma passeata geral pela cidade, da qual participava todo o povo. Trajando suas roupas domingueiras, eles enchiam as ruas até o amanhecer. Como havia sempre luar nessa época e o tempo era ameno, todos participam dessa diversão.

A ocasião oferecia ainda o atrativo das... "amêndoas".

... a noite de Quinta-Feira Santa é o momento dedicado às escravas, as quais têm permissão para confeccionar e vender em seu próprio proveito as amêndoas confeitadas. À porta de todas as igrejas e nas suas proximidades estabelece-se uma festa, onde elas são vendidas.

Ali as pobre moças, trajando suas melhores roupas e usando seus modestos enfeites, exibem seus produtos, às vezes dispostos em mesas cobertas com uma toalha, às vezes no chão, ao lado de velas acesas. 

Constituem principalmente de 

amêndoas confeitadas, em cartuchos de papel ou em cestinhas também de papel, caprichosamente feitas e pintadas, ou então de figurinhas feitas de açúcar, de diferentes tipos e trajes, recheadas com uma variedade de guloseimas. 

Essas figuras são geralmente vendidas por duas patacas, e eu jamais fiz uma compra com tanto prazer como a que fiz ali naquela "feira santa", tão humanitariamente criada para promover a indústria das pobres escravas e lhes proporcionar algum lucro. Trata-se de uma da pequenas e numerosas instituições que põem em evidência o que há de bom e generoso no caráter dos brasileiros, e quase chegava a atenuar um pouco os horrores da escravidão ver naquela noite tantos escravos caprichosamente trajados, tão alegres e aparentemente tão felizes..."













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!