segunda-feira, 29 de julho de 2019

29 de julho...aniversário da carioca Isabel


As lágrimas da Princesa.
"Para um aniversário da Condessa d'Eu , haviam-me ensinado em português um soneto que o Imperador Pedro II , o pai da Condessa d'Eu , tinha escrito.
Nesse poema, ele falava das palmeiras e das flores do exílio , certamente belas, mas tão menos bonitas que as da sua pátria.
Pássaros que cantavam também com graça , mas com tão menos encanto que os do Brasil...
Depois da missa rezada no Castelo d'Eu , reunimos-nos todos no grande hall para festejar Vovó.
Mamãe me empurrou para os joelhos de minha avó que está sentada numa grande poltrona e começo a recitar.
A princesa Isabel olha-me com seus olhos azuis , tão claros e sorridentes, inicialmente tão encorajadores e depois, repentinamente , cheio de lágrimas...
Eu estava consternada porque acreditava ter-lhe causado um mal.
Não sabia ainda que o exílio podia fazer chorar..."


Trechos das memorias da Princesa Dona Isabel de Orleans e Bragança,
Condessa de Paris.


Foto : A Condessa de Paris com sua avó, a Princesa Dona Isabel,   reproduzido do livro " Mariage - De son Altesse Royale le prince Henri de France avec son Altesse Impériale la princesse Isabelle D' Orléans Bragance. 
Librairie de France - Paris. 1931.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!