domingo, 6 de outubro de 2019

Avenida Henrique Dumont



A Avenida Henrique Dumont começa na altura da Avenida Vieira Souto e termina na Praça Paul Claudel em Ipanema, Rio de Janeiro.


Quem foi Henrique Dumont que virou nome de Avenida em Ipanema?

O nome da rua é uma homenagem do pai do avião, Santos Dumont, ao seu pai.

Santos Dumont era um dos acionistas da Construtora de Ipanema que a partir da pavimentação da Avenida da Praia (atual Vieira Souto) começou a urbanização da vila de Ipanema.
HENRIQUE DUMONT


Filho do ourives francês François Honoré Felix Dumont e Eufhrazie Françoise Honorée Dumont, que vieram procurar pedras precisosas no Brasil, nasceu em 20 de julho de 1832 o segundo filho chamado 'Henri' Dumont.

Seu pai falesceu quando ele ainda era uma criança mas, amparado pelo padrinho, estudou e obteve uma bolsa para o curso na Escola de Artes e Ofícios de Paris que corresponderia hoje a Faculdade de Engenharia e onde se formou quando tinha apenas 21 anos.

De volta ao Brasil, Henrique começa a trabalhar para a Prefeitura de Ouro Preto e em 6 de setembro de 1856 se casa com Francisca Santos na Freguesia de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto.

Explora em sociedade com seu sogro uma mina de pedras preciosas e cria com outros sócios um empresa de navegação a vapor pelo Rio das Velhas fazendo a ligação de Belo Horizonte com o interior e construiu uma ponte em Sabará.

No ano de 1872 Henrique Dumont assume a construção do trecho da Estrada de Ferro Pedro II, hoje Central do Brasil, que ligaria o Rio de Janeiro a Minas Gerais, no trecho da subida da Serra da Mantiqueira com a abertura de cinco túneis e instalou o canteiro de obras em Cabangu, próximo a cidade de Palmira, que depois foi rebatizada de Santos Dumont, em homenagem ao seu filho.

Após a conclusão da obra, Henrique se muda para a localidade de Casal, distrito de Valença (hoje Rio das Flores) onde passa a atividade de cafeicultura. Com o sucesso na plantação de café, Henrique faz muito dinheiro e tornou-se um dos três reis do café no Brasil.

Em 20 Julho 1873, quando já tinha 41 anos nasce seu filho Alberto.

Inventor, é fato que ele participou do desenvolvimento, junto com Henry Ford, do primeiro automóvel movido a gasolina.No ano de 1890 sofreu um acidente numa das suas fazendas quando caiu de uma charrete.

Por conta desse acidente ficou com hemiplegia, que é um tipo de paralisia cerebral que atinge um dos lados do corpo deixando-o paralisado e muito debilitado, tanto que no ano seguinte, em 1891, vende suas fazendas e parte com sua família para a Europa, retornando em seguida ao Rio de Janeiro onde viria a falecer no dia 30 de agosto de 1892, com apenas 60 anos de idade em decorrência da doença.

Avenida Henrique Dumont esquina com Visconde de Pirajá em Ipanema, Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!