A Avenida Henrique Dumont começa na altura da Avenida Vieira Souto e termina na Praça Paul Claudel em Ipanema, Rio de Janeiro.
O nome da rua é uma homenagem do pai do avião, Santos Dumont, ao seu pai.
Santos Dumont era um dos acionistas da Construtora de Ipanema que a partir da pavimentação da Avenida da Praia (atual Vieira Souto) começou a urbanização da vila de Ipanema.
Filho do ourives francês François Honoré Felix Dumont e Eufhrazie Françoise Honorée Dumont, que vieram procurar pedras precisosas no Brasil, nasceu em 20 de julho de 1832 o segundo filho chamado 'Henri' Dumont.
Seu pai falesceu quando ele ainda era uma criança mas, amparado pelo padrinho, estudou e obteve uma bolsa para o curso na Escola de Artes e Ofícios de Paris que corresponderia hoje a Faculdade de Engenharia e onde se formou quando tinha apenas 21 anos.
De volta ao Brasil, Henrique começa a trabalhar para a Prefeitura de Ouro Preto e em 6 de setembro de 1856 se casa com Francisca Santos na Freguesia de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto.
Explora em sociedade com seu sogro uma mina de pedras preciosas e cria com outros sócios um empresa de navegação a vapor pelo Rio das Velhas fazendo a ligação de Belo Horizonte com o interior e construiu uma ponte em Sabará.
No ano de 1872 Henrique Dumont assume a construção do trecho da Estrada de Ferro Pedro II, hoje Central do Brasil, que ligaria o Rio de Janeiro a Minas Gerais, no trecho da subida da Serra da Mantiqueira com a abertura de cinco túneis e instalou o canteiro de obras em Cabangu, próximo a cidade de Palmira, que depois foi rebatizada de Santos Dumont, em homenagem ao seu filho.
Após a conclusão da obra, Henrique se muda para a localidade de Casal, distrito de Valença (hoje Rio das Flores) onde passa a atividade de cafeicultura. Com o sucesso na plantação de café, Henrique faz muito dinheiro e tornou-se um dos três reis do café no Brasil.
Em 20 Julho 1873, quando já tinha 41 anos nasce seu filho Alberto.
Inventor, é fato que ele participou do desenvolvimento, junto com Henry Ford, do primeiro automóvel movido a gasolina.No ano de 1890 sofreu um acidente numa das suas fazendas quando caiu de uma charrete.
Por conta desse acidente ficou com hemiplegia, que é um tipo de paralisia cerebral que atinge um dos lados do corpo deixando-o paralisado e muito debilitado, tanto que no ano seguinte, em 1891, vende suas fazendas e parte com sua família para a Europa, retornando em seguida ao Rio de Janeiro onde viria a falecer no dia 30 de agosto de 1892, com apenas 60 anos de idade em decorrência da doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente! Seja bem-vindo!