sábado, 2 de novembro de 2019

A história nos cemitérios do Rio



Um dos mais antigos cemitérios da cidade do Rio de Janeiro, o de São João Batista tem uma marca histórica, que é a de ser a última morada de pessoas famosas. Além de uma curiosidade, no mínimo, intrigante.
O Cemitério, projetado pelo arquiteto Francisco Joaquim Béthencourt da Silva, passou a receber restos mortais de outros cemitérios e igrejas. Aí pode ter começado a fama de última morada dos famosos. Por exemplo, os restos do poeta Álvares de Azevedo, sepultado em um cemitério da Praia da Saudade, que foi destruído por uma ressaca, foram para o São João Batista.
O Cemitério de São João Batista foi inaugurado, oficialmente, em 4 de dezembro de 1852. No Cemitério São João Batista estão sepultados diversas personalidades, como o escritor José de Alencar, o pintor Cândido Portinari e a cantora Carmem Miranda. Além de Santos Dumont, Vinícius de Moraes, Chacrinha, Clara Nunes, Cazuza, nove ex-presidentes da República. Lá estão, também,  as criptas da Academia Brasileira de Letras (dos “imortais”), dos soldados brasileiros mortos durante a Primeira Guerra Mundial, dos aviadores do Brasil, dos marinheiros do Encouraçado São Paulo mortos durante a Revolução de 1924 e dos veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Em 2015, o Cemitério de São João Batista foi o primeiro da América Latina a ter um mapa virtual, que pode ser visto no Google Street View.
Já o Cemitério do Cajú é o maior cemitério do estado do Rio de Janeiro. Foi oficialmente fundado em 18 de outubro de 1851, no mesmo local onde já existia um cemitério de escravos desde 1839. Como nome de fundação é conhecido por Cemitério de São Francisco Xavier. Faz parte de um conjunto de necrópoles do estado do Rio sendo que o Cajú é o maior e mais conceituado cemitério do grupo, considerado ainda como um dos maiores cemitérios do Brasil. Entre os cemitérios do grupo do Cemitério do Caju Cajú estão o Cemitério da Ordem Terceira do Carmo, o Cemitério da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência e o Cemitério Comunal Israelita do Caju.

Algumas personalidades ilustres estão sepultadas neste cemitério como Claudinho (da famosa dupla Claudinho e Bochecha), Jorge Dória (Famoso ator), Elizeth Cardoso (cantora Bossa Nova), Dolores Duran, Waldick Soriano,  Emilinha Borba entre outros. Também está lá o Barão do Rio Branco , patrono da diplomacia brasileira.

Uma curiosidade do Caju é que lá se encontra o Túmulo de Tiradentes, embora seus restos mortais não se encontrem lá depositados.



Imagem relacionada  Carmem Miranda

Nelson Rodrigues   Imagem relacionada



Resultado de imagem para tumulos famosos no rio    Ari Barroso

Resultado de imagem para tumulo antonio carlos jobim

Antonio Carlos Jobim


Candido Portinari


 José Abelardo Chacrinha
Abelardo "Chacrinha" Barbosa


Olavo Bilac

Olavo Bilac


Santos-Dumont

Santos Dumond


Vinícius de Moraes

Vinícius de Moraes


Cazuza

Cazuza

Resultado de imagem para tumulo famosos no cemitério do caju

Tim Maia








Um comentário:

Comente! Seja bem-vindo!