quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

O VERÃO




Desde as primeiras décadas do século XX, a moda dos banhos de mar contribuiu para despir pouco a pouco mulheres, homens e crianças . As mulheres foram o público-alvo preferencial dos reclames de produtos higiênicos, farmacêuticos, cosméticos e de vestuário.

Para o veraneio, uma gama desses produtos foi anunciada em revistas durante a década de 1930. 

Com o fito de satisfazer "novos desejos" femininos por meio de novos produtos, esses anúncios permitem uma análise histórica das representações da mulher moderna, principalmente da emergência de um novo corpo feminino. A publicidade dos cremes para depilação indica uma mudança em relação ao corpo feminino.

Alguns pelos do corpo perdem qualquer função fisiológica e se tornam supérfluos e antiestéticos. Axilas, virilhas e pernas femininas passam a ser exibidas publicamente nos meses de verão, em praias e piscinas.

Além do imperativo moral, terapêutico e da ginástica, percebe-se uma influência estética na determinação dos trajes de banhos e de demais vestimentas esportivas. Afinal, a exposição ao sol, a prática de novos esportes e a presença feminina em novos espaços públicos, como o balneário ou os clubes náuticos, expõem o corpo ao olhar público, que não apenas autoriza despir-se cada vez mais como também reclama sua depilação.

"É fácil agora, livrar-se sem ardor

do pêlo das axilas, pernas e braços",


promete o "perfeito destruidor de pêlos" Racé, o milagroso creme.

A incipiente indústria de cosméticos procurou atender o seu público feminino para o bom proveito da água, do ar livre e dos raios solares. Ao mesmo tempo, tem-se um imperativo mercadológico que acaba submetendo mulheres a novos padrões de beleza. Nesse sentido, tem-se uma relação dialética entre aqueles/as que ditam a moda e aqueles/as que aderem a ela, pois o caráter libertário das novas tendências pode vir a ser uma armadilha.



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O outro produto,o creme depilatório Dulmin, também poderia ser encontrado à venda nas melhores casas do ramo de cosméticos. Assegura Dulmin, que


"remove os pêlos supérfluos e antiestéticos da dama elegante"



O mesmo produto, em outro reclame de página inteira, estampa a necessidade de 

"eliminar tudo que possa afetar sua beleza e graça... 
o maiô expõe o corpo à curiosidade da assistência".



Mas os Laboratórios Vindobona também produziam produtos para oferecer a "esbeltez".



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