segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

2 de dezembro... aniversário de D Pedro II



A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

Infelizmente a falta de memória 
não lembra desse grande carioca 
que tanto fez pela sua terra.

Felizmente, D. Pedro II 
é patrono da corporação do 
Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, 
que sempre celebra o seu aniversário 
e não deixa a data passar em branco.


VALE RECORDAR QUE...


. Quando D. Pedro II do Brasil subiu ao trono em 1840, 92% da população brasileira era analfabeta, em seu último ano de reinado em 1889, essa porcentagem era de 56%, devido ao seu grande incentivo a educação, a construção de Faculdades e principalmente de inúmeras Escolas que tinham como modelo o excelente Colégio Pedro II.

. A Imperatriz Teresa Cristina cozinhava as próprias refeições diárias da família imperial apenas com a ajuda de uma empregada (paga com o salário de Pedro II).

. Em 1871, a Imperatriz Teresa Cristina doou todas as suas joias pessoais para a causa abolicionista, deixando a elite furiosa com tal ousadia.

. (1880) O Brasil era a 4º Economia do Mundo e o 9º Maior Império da História.

. (1860-1889) A Média do Crescimento Econômico era de 8,81% ao Ano.

. (1880) Eram 14 Impostos, atualmente são 98.

. (1850-1889) A Média da Inflação era de 1,08% ao Ano.

. (1880) A Moeda Brasileira tinha o mesmo valor do Dólar e da Libra Esterlina.

. (1880) A média nacional do salário dos professores estaduais de Ensino Fundamental em (1880) era de R$ 8.958,00 em valores atualizados.

. Entre 1850 e 1890, o Rio de Janeiro era conhecido na Europa como “A Cidade Dos Pianos” devido ao enorme número de pianos em quase todos ambientes comerciais e domésticos

. O bairro mais caro do Rio de Janeiro, o Leblon, era um quilombo que cultivava camélias, flor símbolo da abolição, sendo sustentado pela Princesa Isabel.

. Pedro II tinha o projeto da construção de um trem que ligasse diretamente a cidade do Rio de Janeiro a cidade de Niterói. O projeto em tramito até hoje nunca saiu do papel.

. Oficialmente, a primeira grande favela na cidade do Rio de Janeiro, data de 1893, 4 anos e meio após a Proclamação da República e cancelamento de ajuda aos ex-cativos.

. Na época do golpe militar de 1889, D. Pedro II tinha 90% de aprovação da população em geral. Por isso o golpe não teve participação popular.

. A família imperial não tinha escravos. Todos os negros eram alforriados e assalariados, em todos imóveis da família.

. D. Pedro II tentou ao parlamento a abolição da escravatura desde 1848. Uma luta contra os poderosos fazendeiros por 40 anos.

. D. Pedro II doava 50% de sua dotação anual para instituições de caridade e incentivos para educação com ênfase nas ciências e artes.

. D. Pedro II fez um empréstimo pessoal há um banco europeu para comprar a fazenda que abrange hoje o Parque Nacional da Tijuca. Em uma época que ninguém pensava em ecologia ou desmatamento, Pedro II mandou reflorestar toda a grande fazenda de café com mata atlântica nativa.

. A mídia ridicularizava a figura de Pedro II por usar roupas extremamente simples, e o descaso no cuidado e manutenção dos palácios da Quinta da Boa Vista e Petrópolis. Pedro II não admitia tirar dinheiro do governo para tais futilidades.

. Alvo de charges quase diárias nos jornais, mantinha a total liberdade de expressão e nenhuma censura.

. D. Pedro II andava pelas ruas de Paris em seu exílio sempre com um saco de veludo ao bolso com um pouco de areia da praia de Copacabana. Foi enterrado com ele.

FRASE DE MACHADO DE ASSIS


"Quanto às minhas opiniões políticas, tenho duas,
uma impossível, outra realizada.
A impossível é a república de Platão.
A realizada é o sistema representativo [a Monarquia].
É sobretudo como brasileiro que me agrada esta última opinião,
e eu peço aos deuses (também creio nos deuses)
que afastem do Brasil o sistema republicano,
porque esse dia seria o do nascimento
da mais insolente aristocracia que o sol jamais alumiou"


TINHA RAZÃO!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!