terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Dia 2 de dezembro - DIA NACIONAL DO SAMBA !

De origem africana o SAMBA no Rio surgiu lá pelos lados Gamboa e da Saúde, em festas nas casas das tias baianas, incorporando outros gêneros como a polca, o maxixe, o lundu, primeiramente com rodas de partido alto e , com o tempo, tomando sua forma peculiar.

Em 1933, Orestes Barbosa, cronista e compositor, afirmou que o samba era um patrimônio da cidade do Rio de Janeiro como um todo. Dizia que o "samba é carioca" e que cada região da cidade do Rio de Janeiro havia "temperado" as marcas desta origem, criando um idioma musical próprio.
"No morro vive um lirismo exclusivo, uma filosofia como que olhando a claridade do urbanismo que, afinal, olha para cima, atraído pelas melodias, e sobre, então, para buscá-las e trazê-las aos salões... uma síntese de inteligência".

Durante um tempo esse ritmo e seus seguidores foram perseguidos. Uma passagem retrata esse tempo infeliz, que hoje se tornou um fato curioso. A Polícia carioca sempre "confiscava" o pandeiro do compositor João da Baiana. Só o deixou em paz quando o então poderoso senador Pinheiro Machado lhe ofertou um instrumento novo, com a inscrição: "Com minha admiração ao João da Bahiana, Pinheiro Machado". Os policiais que o abordavam desconversavam quando ele lhes mostrava a dedicatória.

Do primeiro samba gravado - Pelo Telefone, de Donga e Mauro de Almeida - até os dias de hoje o samba se mantém vivo e cada vez mais marcante em suas diversas facetas. Das rodas da Pedra do Sal, aos morros e às escolas de sambas; do breque do Moreira da Silva, passando por Assis Valente e Cartola. Carlos Cachaça ou Billy Blanco; Silas de Oliveira ou Sinhô; Sinval Silva ou Herivielto Martins; Ataulfo Alves ou Altay Veloso ;Noel Rosa ou Zeca Pagodinho e tantos outros.

Durante esta semana ele será nosso homenageado.

Violão
Pandeiro
Tamborim na marcação
E reco-reco
Meu samba
Viva meu samba verdadeiro
Porque tem
Teleco-teco
( Billy Blanco)
VIVA O SAMBA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!